Cidades recebem a partir de segunda-feira (18) serviço estadual focado no diagnóstico precoce do câncer de mama
O Governo do Estado de São Paulo leva as carretas do programa estadual “Mulheres de Peito” para as cidades de Campinas e Ferraz de Vasconcelos a partir de segunda-feira (18). A medida é parte do itinerário do “Outubro Rosa”, mês dedicado à prevenção e combate ao câncer de mama.
Os veículos oferecem mamografias gratuitamente e permanecem nestes municípios até o dia 30 (confira abaixo os endereços). Na primeira quinzena do mês, os ‘pontos de parada’ foram Americana e São Paulo, onde permanecem o próximo sábado (16).
As carretas do Mulheres de Peito permanecem por 15 dias em cada localidade, e realizam o exame sem necessidade de pedido médico ou agendamento para mulheres de 50 a 69 anos – basta apresentar RG e cartão SUS para ser atendida.
As pacientes fora da faixa etária preconizada pelo Ministério da Saúde para rastreamento do câncer de mama também podem utilizar o serviço. Neste caso, é preciso apresentar pedido médico, além de RG e cartão SUS.
Os exames de mamografia são realizados de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados, das 9h às 13h, exceto feriados. As imagens captadas no exame são encaminhadas para o Serviço Estadual de Diagnóstico por Imagem, serviço da Secretaria que emite laudos à distância, na capital.
Para contribuir com a agilidade e qualidade do diagnóstico, além do mamógrafo, cada carreta possui conversor de imagens analógicas em digitais, impressoras, antenas de satélite, computadores, mobiliários e sanitários. Há equipe multidisciplinar composta por técnicos em radiologia, profissionais de enfermagem e funcionários administrativos.
O serviço móvel funciona em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisa e Estudo de Diagnóstico por Imagem (Fidi), responsável por fornecer equipamentos para auxílio de diagnóstico a diversos hospitais estaduais.
O câncer de mama é um dos tipos mais comum entre as mulheres. O SUS oferece procedimentos para diagnóstico, como mamografia, ultrassom e biópsia, bem como todos os tipos de cirurgia para tratamento, como mastectomia (remoção da mama), reconstrução mamária, além de radioterapia e quimioterapia, definidas pelo médico.
Agendamento telefônico
Além das carretas, o programa estadual conta com um call center para agendamento de mamografias. Neste caso, as mulheres com idade entre 50 e 69 anos e que estão há mais de dois anos sem realizar mamografias também podem marcar os exames sem necessidade de pedido médico, gratuitamente, pela central telefônica disponível no 0800-779-0000.
O agendamento telefônico funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Neste caso, os exames são realizados em um dos cerca de 200 serviços fixos com mamógrafo do SUS de SP.
Endereços das carretas por município:
De 18 a 30 de outubro
Campinas – Largo do Rosário, centro da cidade
Ferraz de Vasconcelos – Av. Brasil, 1807 – Vila Romanópolis
Fonte: Governo de SP