InícioSÃO PAULO1ª Delegacia de Defesa da Mulher do país completa 36 anos de...

1ª Delegacia de Defesa da Mulher do país completa 36 anos de atuação na capital





Iniciativa pioneira, implementada em 1985, foi essencial para o surgimento de outras 137 DDMs no Estado de São Paulo



Nesta sexta-feira (6), a 1ª Delegacia de Polícia de Defesa da Mulher (DDM) do país completa 36 anos de atuação no centro da capital paulista. Criada em 1985, o surgimento desta especializada foi essencial para a ampliação de unidades específicas para a proteção de pessoas de identidade de gênero feminino, crianças e adolescentes.

Com isso, atualmente o Estado de São Paulo conta com 138 DDMs espalhadas por todas as regiões, levando mais segurança quando o assunto é violência doméstica ou familiar e infrações contra a dignidade sexual.

Apesar de todas as delegacias do território paulista estarem aptas a atenderem crimes desta natureza e contra esses públicos, a criação de DDMs proporciona uma estrutura mais acolhedora para que as vítimas se sintam confortáveis para realizar as denúncias, solicitem medidas protetivas de urgência contra os autores e tenham respaldo psicológico para enfrentar a situação de violência.

Justamente pela necessidade de proteção constante às mulheres vítimas de violência, algumas dessas unidades especializadas possuem atendimento ininterrupto – uma iniciativa que também foi iniciada com a 1ª DDM da Capital. Além dela, outras nove unidades passaram a atender ininterruptamente na atual gestão, beneficiando as zonas norte, sul, leste e oeste de São Paulo, além das cidades de Campinas, Santos e Sorocaba.

De janeiro a junho deste ano, todas as DDMs do Estado registraram mais de 69,7 mil boletins de ocorrências, realizaram mais de 4,1 mil prisões e solicitaram mais de 25,6 mil medidas protetivas de urgência.

Nova sede da 1ª DDM

A 1ª DDM da cidade de São Paulo funciona na Rua Vieira Ravasco, nº 26, no bairro Cambuci, no centro da capital paulista. A atual sede, localizada no interior da Casa da Mulher Brasileira, foi inaugurada em 2019, ampliando o espaço da unidade especializada e reunindo os principais atores e serviços especializados e multidisciplinares de atendimento à vítima, com o objetivo de minimizar o sofrimento e efetivamente ajudar as vítimas a romper o ciclo de violência.

DDM Online

Os avanços no enfrentamento da violência doméstica e infrações contra a dignidade sexual, conseguidos a partir da criação da 1ª DDM do país, também permitiram um salto ainda maior para o território paulista, no ano passado, quando começou a pandemia. Com o isolamento social e a necessidade de a população ficar em casa para evitar a disseminação do novo coronavírus, as vítimas passaram a conviver mais tempo com seus agressores, levando à Polícia Civil criar a DDM Online.

Essa estrutura passou a funcionar em abril de 2020 com a inclusão da “Violência Doméstica contra Mulher” no rol de crimes que podem ser registrados pela Delegacia Eletrônica.

Nestes casos, basta que a vítima tenha acesso a um dispositivo conectado à internet para comunicar os fatos à Polícia Civil. A DDM online se encontra instalada no 19º andar do Palácio da Polícia Civil, no centro de São Paulo, e funciona 24 horas, contando com 86 funcionários, sendo seis Delegadas de Polícia. Em seu primeiro ano de funcionamento, a unidade registrou mais de 24 mil boletins eletrônicos. Se considerarmos sua produtividade desde a criação até julho deste ano, já foram realizados 34.115 B.O.Es.

Fonte: Governo de SP

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA