A queda ou instabilidade dos serviços de energia elétrica, telefonia e internet por conta do ciclone extratropical que atinge o Estado desde a tarde de terça-feira, 30, afeta o calendário das atividades não presenciais da rede estadual de ensino. A Secretaria de Estado da Educação (SED) emitiu um informe extraordinário às 36 Coordenadorias Regionais de Educação (CRE) orientando sobre a atuação dos gestores escolares neste período.
Entre as principais determinações está a suspensão temporária do envio de atividades escolares não presenciais nas regiões afetadas, até o restabelecimento dos serviços mencionados.
Cada Coordenadoria deve gerenciar a situação localmente. “Estamos cientes do impacto do ciclone no acesso à eletricidade e à internet nas casas de muitos servidores, bem como das famílias de nossos estudantes, inclusive na estrutura física de suas residências, interferindo diretamente no acesso e na realização das atividades remotas pelos professores e alunos”, salienta a diretora de Ensino em exercício, Maria Tereza Hermes.
O fenômeno natural provocou ocorrências em, ao menos, 101 municípios. A informação é do balanço divulgado pela Defesa Civil no início da tarde desta quarta-feira, 1º de julho.
Atividades alteradas
O documento enviado às Coordenadorias Regionais de Educação nesta quarta-feira, 1º de julho, informou ainda a alteração em três atividades previstas:
1. Ampliação do prazo de preenchimento dos formulários diagnóstico das escolas, acerca do Retorno às Aulas Presenciais
2. Transferência da webconferência sobre Gestão Escolar, que seria realizada nesta quarta, para a próxima quarta-feira, 8 de julho.
3. Transferência de reuniões técnicas programadas pelas Gerências da SED para ocorrerem nesta semana para a seguinte.
Atendimento pelo 0800 segue mantido
A Secretaria mantém ativo o canal de atendimento a pais e alunos da rede estadual de ensino de SC, disponibilizado desde abril para toda a comunidade escolar. Por meio do telefone 0800 644 7890, estudantes e responsáveis podem acionar as Coordenadorias Regionais e tirar dúvidas no horário entre 12h30 e 19h, seguindo a jornada de trabalho das CREs.
O principal objetivo do 0800 é atender o público que não possui internet ou tem acesso restrito. Pais e alunos podem receber neste número orientações sobre a busca das atividades impressas disponibilizadas pela escola e também podem fazer outras solicitações pelo canal. Desde abril deste ano, quando foi implantado, o serviço já atendeu mais de 1000 ligações de todo o Estado.
O atendimento é feito por uma equipe formada por cerca de 100 pessoas, divididas em atendimentos nas coordenadorias regionais. As ligações de telefone fixo serão direcionadas diretamente para a região do aluno, enquanto as chamadas de celular serão encaminhadas para Chapecó, Joinville ou Florianópolis.
Celesc trabalha para recompor a rede
A Celesc registrou o maior dano da história da rede elétrica, após a passagem do ciclone extratropical. No total, 1,5 milhão de unidades consumidoras do estado ficaram sem luz. A Celesc está trabalhando para recompor 90% do sistema até o final desta quarta-feira.
Comunicação
Os fortes ventos dificultam também a comunicação, já que muitas cidades estão sem sinal de telefone e internet ou sem luz. Por isso, é solicitado que a população se mantenha em local seguro e protegido, mantenha a calma e, se necessário, acione os Bombeiros pelo telefone 193.
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Ana Paula Flores
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