Quarta-Feira, 23 de Abril de 2025
InícioSANTA CATARINAFapesc tem recorde de inscrições no Programa de Pesquisa Universal com 1100...

Fapesc tem recorde de inscrições no Programa de Pesquisa Universal com 1100 projetos submetidos



Imagem: Divulgação / Fapesc

Após cinco anos sem novo edital, o Programa de Pesquisa Universal teve recorde de inscrições em 2020. Foram submetidas 1100 propostas na chamada pública mais tradicional da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (Fapesc). Na última edição, lançada em 2014, foram 725 projetos participantes.

Serão destinados R$ 4 milhões para contemplar até 200 pesquisas básicas e aplicadas em todas as regiões do Estado. O resultado parcial será divulgado em 16 de março de 2021 e o final, em 31 de março.

O presidente da Fapesc, Fábio Zabot Holthausen, destaca o quanto a equipe da fundação está satisfeita com a participação da comunidade científica catarinense neste edital. “Foram 1100 propostas submetidas, o que demonstra a importância desse programa para Santa Catarina. Tivemos uma adesão maciça de todos os pesquisadores e de todas as instituições de ciência, tecnologia e inovação do nosso Estado. Com certeza, buscaremos ampliar os recursos visando à solução dos problemas da sociedade”, antecipa.

Já o diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fapesc, Amauri Bogo, aproveitou para reforçar o papel desse programa na formação de novos conhecimentos. “O objetivo do edital é a intelectualidade e a produção de dados que poderão vir a ser utilizados para inovação. Ele é o arcabouço para a produção de ciência básica e aplicada em Santa Catarina”, enfatiza.

Na mesma linha, a gerente de Pesquisa e Ciência da fundação, Deborah Bernett, evidencia o alcance desse investimento. “O Programa de Pesquisa Universal é uma chamada democrática que abrange de forma equitativa todas as áreas do conhecimento, promovendo a oportunidade para pesquisadores de diferentes níveis”, explica.

A partir de agora, os projetos passarão por avaliação de mérito. A análise das propostas será feita entre 25 de outubro até 15 de março de 2021. Mais detalhes sobre o edital serão divulgados nas redes sociais da Fapesc. Acompanhe em facebook.com/fapesc.gov ou instagram.com/fapesc.sc.

Detalhes das inscrições

A região com maior número de inscrições no Programa de Pesquisa Universal é a Grande Florianópolis com 439 propostas, o que representa 40% do total. Em seguida vem o Vale do Itajaí (180), o Oeste (169), o Sul (110), a Serra (105) e, por fim, o Norte (97).

Quando o ranking é por áreas de conhecimento, lideram a lista as ciências agrárias (224 e ciências da saúde (182). Em seguida vem as engenharias (162), as ciências exatas e da terra (127), as ciências biológicas (115) e as ciências sociais aplicadas (115).

 Já a área de humanas submeteu 93 pesquisas, enquanto área de tecnologias ficou com 42 e a de linguística, letras e artes com 14.

Quando o assunto é tipo de instituição, as universidades públicas são destaque. A Universidade Federal de Santa Catarina e a Universidade Federal Fronteira Sul submeteram juntas 532 propostas, o que representa 48% do total de inscrições. Já a Universidade do Estado de Santa Catarina ficou com 121 projetos.

O sistema Acafe, onde estão as universidades comunitárias de todas as regiões do Estado, também se superou no número de propostas. Foram 295, o que representa 27% do total.

Em seguida vem a Epagri e a Embrapa, órgãos públicos do Estado e do Governo Federal que, juntos, inscreveram 73 projetos. E por fim estão os Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e o Instituto Federal Catarinense (IFC) com 52. Já as instituições privadas sem fins lucrativos estão com 27 propostas.

Para acompanhar o cronograma completo do edital, acesse www.fapesc.sc.gov.br.

Informações adicionais para imprensa:
Gisele Krama
Assessoria de Imprensa
Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de SC – Fapesc
E-mail: gisele@fapesc.sc.gov.br
Telefone: (48) 3665-4857 / 99122-2201
Site: www.fapesc.sc.gov.br

Fonte: Governo SC

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA