O secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, Alexandre Lucas Alves, e o chefe da Defesa Civil de Santa Catarina (DCSC), João Batista Cordeiro Junior, sobrevoaram nesta sexta-feira, 03, áreas atingidas pelo ciclone extratropical no início da semana. O sobrevoo passou pelas cidades de Governador Celso Ramos, Tijucas, Balneário Camboriú e Ilhota.
Em Tijucas, conversaram com o prefeito do município, Eloi Mariano Rocha, e depois visitaram o local onde um barracão desabou provocando a morte de três pessoas. As autoridades prestaram solidariedade aos familiares.
Outra parada ocorreu em Ilhota. No município, as autoridades foram recebidas pelo prefeito Erico de Oliveira e vistoriaram estruturas públicas atingidas pelo ciclone, como ginásio de esportes, escola e um posto de saúde.
O secretário Alexandre Lucas Alves disse que a atividade realizada em Santa Catarina foi muito importante. “Conseguimos visualizar não somente os estragos, mas o sofrimento das pessoas. Isso nos desafia a melhorar os nossos processos para atender Santa Catarina o mais rápido possível”, destaca.
Segundo Alves, será aberto um canal de comunicação permanente para capacitar e esclarecer dúvidas técnicas dos municípios. A meta é garantir agilidade para vencer as exigências legais e liberar os recursos.
O chefe da DCSC, João Batista Cordeiro Júnior, agradeceu pelo empenho do secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil ao visitar os locais e se solidarizar com os catarinenses que perderam parentes na tragédia. Cordeiro Júnior disse que outras visitas vão ocorrer nas demais regiões e apela para que as equipes tenham agilidade no trabalho de levantamento dos prejuízos.
“Os coordenadores municipais e regionais da Defesa Civil estão à disposição para auxiliar neste trabalho. Há uma previsão de chuva para o início da próxima semana e muitas residências estão destelhadas. Queremos ganhar tempo e suprir as necessidades básicas dos atingidos. Para isso, é fundamental que as documentações sejam encaminhadas o quanto antes”, frisou.
Presidente chega no sábado e Alves fica até a próxima segunda-feira
Em terras catarinenses desde a manhã desta sexta-feira, o secretário Alexandre Alves também participou de entrevista coletiva, na qual elogiou a estrutura de Defesa Civil do Estado e garantiu auxílio na reconstrução. O titular do órgão nacional deverá permanecer no Estado até a próxima segunda-feira para visitar outras regiões atingidas pelo ciclone.
Neste sábado, 04, o presidente Jair Bolsonaro também estará em Santa Catarina, reforçando o apoio do Governo Federal ao trabalho de reconstrução.
Informações adicionais para a imprensa
Francieli Dalpiaz
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado de Comunicação – Secom
E-mail: francieli@secom.sc.gov.br
Fone: (48) 3665-3018 / 98843-5676
Site: www.sc.gov.br
www.facebook.com/governosc e @GovSC