Compartilhar
Santa Catarina acumula mais de 95 mil novas vagas de empregos formais em 2025
Foto: Roberto Zacarias/Secom GOVSC
Santa Catarina segue acumulando saldo positivo de empregos formais em 2025, acumulando 95.054 novas vagas de trabalho com carteira assinada. Os dados são do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged) referentes a setembro.
Em setembro, o resultado mais robusto em Santa Catarina foi do grupamento de Serviços, que apresentou saldo de 7.576 novas vagas em 2025. O segundo melhor resultado foi do Comércio, que apresentou saldo de 2.343 novas vagas com carteira assinada.
“Tivemos um crescimento 15 vezes superior ao mês isolado anterior, de agosto. Isso demonstra a vitalidade da economia catarinense e o impacto das ações de estímulo aos setores produtivos em nosso estado. Estamos crescendo, mesmo diante de desafios nacionais e internacionais, como o tarifaço imposto pelos Estados Unidos e as altas taxas de juros em nosso país”, destacou o Secretário de Estado do Planejamento, Fabricio Oliveira.
Serviços e Indústria impulsionam competitividade
No saldo acumulado do ano até o mês de setembro, o grupamento de Serviços também teve a liderança nas novas contratações com carteira assinada, com saldo de 43.795. A Indústria teve o segundo melhor saldo no acumulado do ano, com 29.259 novas posições formais. A terceira colocação ficou com o grupamento de Construção, com saldo acumulado de 13.234 novas vagas.
Cabe destacar que, na Indústria, o melhor desempenho foi da Indústria de transformação, que apresentou saldo de 27.938 novas vagas formais no acumulado do ano. Nela, o setor de Fabricação de produtos alimentícios teve o melhor saldo (5.473), seguido por Fabricação de produtos têxteis (3.638) e por Confecção de artigos do vestuário e acessórios (3.288).
Além da liderança no acumulado do ano, Serviços também apresentou o melhor resultado (7.576) entre os grupamentos no mês isolado de setembro. Evidenciou-se o setor de Informação, comunicação e atividades financeiras, imobiliárias, profissionais e administrativas. O saldo de 5.004 novas vagas foi o segundo melhor do país, atrás apenas de São Paulo. Esse desempenho foi puxado principalmente pelo subsetor de Atividades administrativas e serviços complementares (3.473), que também destacou-se no cenário nacional, com o segundo melhor desempenho. Neste, destacaram-se as atividades de Seleção, agenciamento e locação de mão-de-obra (1.789). Outro desempenho relevante foi dos Serviços de escritório, de apoio administrativo e outros serviços prestados às empresas (1.176). O Comércio foi o segundo grupamento com o melhor resultado (2.343) em setembro.
Informações adicionais para a imprensa:
Micheline Krause – Especialista em comunicação Fapesc/Seplan
geind@seplan.sc.gov.br
