Sanepar já organiza força-tarefa para garantir limpeza das praias após shows do Verão Maior

Publicado em: 22/10/2025 11:36

O Governo do Paraná anunciou na noite de terça-feira (21) a programação de shows do Verão Maior Paraná 2026, para que todos os veranistas que escolherem o Litoral paranaense como destino se organizem e possam acompanhar seus artistas favoritos. Após os quase 40 espetáculos gratuitos previstos de 9 de janeiro a 8 de fevereiro, é a vez de as equipes da Sanepar invadirem a praia, acelerando a limpeza da areia.

Com equipes contratadas e treinadas para retirar os resíduos, a Companhia investe nas máquinas saneadoras, que revolvem a areia da praia durante a madrugada, retirando pequenos resíduos como bitucas de cigarro, cacos de vidro, tampas plásticas e de metal e miniembalagens plásticas, como as de balas e outros doces.

“Na última temporada, trouxemos quatro dessas máquinas. Este ano, vamos aperfeiçoar esse serviço. Com o nosso Litoral transformado nos últimos anos, hoje talvez seja o maior aglutinador de turistas do estado. A Sanepar segue com seu importante papel: já fazíamos a limpeza de forma contínua durante a temporada, mas aprimoramos isso e fazemos as limpezas de forma rápida, para que quem foi ou não ao show possa curtir a praia pela manhã”, explica o diretor-presidente Wilson Bley.

Serão cinco finais de semana de shows no Litoral paranaense, além de apresentações nas quintas-feiras – novidade este ano. A expectativa é de bater o número de público da última temporada, que reuniu mais de 1,8 milhão de pessoas nos shows nacionais gratuitos, desta vez também com atrações internacionais.

CUIDADO AMBIENTAL – Entre os objetivos da empresa em oferecer esse serviço aos veranistas, está a consciência de que todos podem colaborar para manter as areias limpas, assegurando, além do conforto de praias bem cuidadas, contribuir com o meio ambiente e com a saúde pública.

Isso porque a retirada de resíduos pela saneadora reduz a quantidade de lixo que pode ir parar nos oceanos e diminui o risco de doenças causadas por bactérias e germes que ficam na areia. Além disso, evita acidentes, como machucados com cacos de vidro, por exemplo.

O material retirado pela Sanepar das praias do Paraná que for reciclável será destinado a associações de catadores de municípios litorâneos.

TAMBÉM DURANTE O DIA – Na temporada 2024/2025, a Sanepar retirou mais de 230 toneladas de lixo das praias de Guaratuba, Matinhos, Pontal do Paraná e Guaraqueçaba, nos 48 quilômetros lineares da orla, no trabalho que também é feito durante o dia, conscientizando quem estiver na beira do mar.

Os trabalhadores que atuam na coleta também participam de ações de distribuição de sacolinhas para que os veranistas guardem o lixo gerado e o levem para jogar na lixeira, sem deixar sujeira na areia. Ainda, conversam com os turistas e dão orientações.

HIDRATAÇÃO – Assim como em temporadas anteriores, a Sanepar vai contribuir para que os veranistas se mantenham hidratados, com a distribuição gratuita de copos d’água durante os grandes shows e outros eventos. Na temporada passada, foram 85 mil copos entregues.

R$ 22 MILHÕES EM INVESTIMENTOS – Antes mesmo de a temporada começar, a Sanepar já está investindo R$ 22 milhões em obras, aquisições e serviços para assegurar a segurança hídrica do veranista no Paraná.

Entre as ações, a Companhia incluiu em seu plano operacional para a temporada 2025/2026 a contratação de 31 geradores de energia, a ampliação da frota de caminhões-pipa, 21 contêineres reservatórios e 130 novos pontos de telemetria nas redes de água e esgoto. Também já estão sendo realizadas melhorias operacionais nas redes de distribuição, captações e estações de tratamento.

A Estação de Tratamento de Água de Matinhos está recebendo a implantação do sistema floco-decantador, que contribui para minimizar as paralisações no tratamento de água em caso de condições climáticas adversas.

Será implantada uma terceira bomba na captação Saí-Guaçu, em Guaratuba, e feita a dragagem do Rio das Pombas, em Pontal do Paraná, ampliando a confiabilidade em períodos de chuvas intensas. Em Pontal do Paraná, a Estação de Tratamento de Esgoto teve ampliada a saída de efluente, dobrando a vazão de chegada das elevatórias.

Fonte: Agência de Notícias do Estado do PR

Compartilhar

Faça um comentário