Saneamento e educação ambiental melhoram qualidade de vida em Nova Santa Rosa

Publicado em: 30/10/2025 01:58

A implantação do serviço de coleta e tratamento de esgoto, aliada a ações de educação ambiental executadas em paralelo às obras de saneamento, está transformando a vida dos moradores de Nova Santa Rosa, no Oeste. A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) está investindo em estratégias para promover a sensibilização e o protagonismo socioambiental dos moradores.

Com 6,3% da obra de implantação do serviço de coleta e tratamento de esgoto realizada, o município já percebe os primeiros benefícios da infraestrutura de saneamento, em conjunto com a educação ambiental. A iniciativa, que levará a cobertura de esgoto a 86% da população urbana, demonstra que o avanço das obras deve caminhar lado a lado com a conscientização e o desenvolvimento comunitário.

Desde o início do projeto, o trabalho com os moradores de Nova Santa Rosa já totaliza 1.168 abordagens de sensibilização, com a entrega de guias detalhados sobre o uso correto dos sistemas de esgoto. Foram promovidas também seis reuniões comunitárias e uma reunião do Grupo Gestor com lideranças locais, garantindo transparência e participação popular.

Liderado pela técnica ambiental Roseli Fernandes e a assistente social da Sanepar Celia Giacomel, o trabalho acompanha o andamento das obras e orienta os moradores sobre a importância do saneamento. “O objetivo é apresentar à comunidade a importância de todos os eixos do saneamento e, ao mesmo tempo, envolvê-la na responsabilidade compartilhada de promover um ambiente saudável para todos”, afirma Célia.

OFICINAS DE SUSTENTABILIDADE – A capacitação e a disseminação de práticas sustentáveis unem a teoria e a prática, qualificando os moradores para a autogestão de recursos e o consumo consciente. Para a primeira quinzena de novembro estão previstas as últimas atividades de 2025 para Nova Santa Rosa, incluindo duas oficinas de Vermicompostagem, que ensinam a transformar resíduos orgânicos em adubo de alta qualidade, reduzindo o lixo e promovendo a agricultura urbana.

Também está prevista a implantação do programa Jardins de Água e Mel, que alia a captação e filtragem sustentável da água com a promoção de espécies melíferas para atrair polinizadores e contribuir para a biodiversidade local. Dois destes jardins já estão em execução.

Entre as atividades já realizadas, destacam-se os cursos de Manutenção Hidráulica e as oficinas práticas de Sabão Ecológico, incentivando o reaproveitamento de materiais como óleo de cozinha, Horta Doméstica e de Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC’s) e Plantas Medicinais, que promovem a segurança alimentar.

OBRA DE INFRAESTRUTURA – O projeto de infraestrutura prevê a instalação de quase 31 mil metros de rede coletora de esgoto, beneficiando um total de 2.524 imóveis na área central do município. O esgoto coletado será processado na nova Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) antes de ser devolvido como efluente tratado ao Arroio Jaguarandi, garantindo a proteção dos recursos hídricos locais.

A implantação do sistema em Nova Santa Rosa faz parte do planejamento da Sanepar para levar a infraestrutura de esgoto a 90% da população do Paraná, buscando a universalização do saneamento e priorizando o capital social e ambiental do Estado.

Fonte: Agência de Notícias do Estado do PR

Compartilhar

Faça um comentário