Salvador é destaque em estudos internacionais do C40 sobre migração climática e empregos verdes

Publicado em: 21/10/2025 09:43

Foto: Winnie Alice

Texto: Ascom Secis

Salvador reafirmou seu protagonismo no cenário internacional ao participar de dois importantes estudos conduzidos pela rede global C40 Cities, voltados para temas cruciais do futuro urbano: migração climática e empregos verdes. As iniciativas foram lideradas pela Secretaria de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-Estar e Proteção Animal (Secis), e posicionam a capital baiana como uma referência no Nordeste e no Brasil em planejamento sustentável e ação climática.

No estudo “Panoramas urbanos futuros: projeções de migração climática nas cidades”, Salvador foi a única cidade do Nordeste brasileiro convidada a integrar o relatório. A publicação analisa como as mudanças climáticas vêm impulsionando fluxos migratórios urbanos e alerta que, sem ações antecipatórias e inclusivas, esses movimentos populacionais podem agravar desigualdades sociais e urbanas.

A participação da cidade é considerada estratégica, pois permite o acesso a dados e análises avançadas que serão fundamentais para o desenvolvimento de políticas públicas eficazes em temas como moradia, resiliência urbana, inclusão social e planejamento territorial.

Para o titular da Secis, Ivan Euler, o protagonismo da capital baiana é reflexo de um compromisso consistente com as agendas globais de sustentabilidade.

“As mudanças climáticas e seus riscos associados afetam pessoas em todo o mundo. No entanto, não se pode ignorar que esses impactos recaem de forma desproporcional sobre os mais vulneráveis, sejam residentes nativos ou migrantes. As cidades têm o poder de liderar esforços de transição urbana inclusiva que beneficiem todos os habitantes, e Salvador vem se posicionando ativamente nesse caminho.”

Empregos verdes – O segundo relatório, lançado oficialmente durante a Semana do Clima de Nova York em setembro deste ano, analisa o potencial de geração de empregos sustentáveis nas cidades. De acordo com o estudo, Salvador terá demanda para mais de 390 mil empregos verdes até 2040, com destaque para os setores de construção civil, transporte e gestão de resíduos. Esses empregos movimentam a atividade econômica municipal, impulsionando seu PIB.

A participação da capital baiana neste relatório destaca a cidade como uma das que mais se preparam, de forma planejada e proativa, para as transformações estruturais do mercado de trabalho decorrentes da ação climática global.

Diversas iniciativas já em curso demonstram essa visão de futuro sustentável, entre elas: cursos de formação em energia solar, como os voltados para montadores de sistemas fotovoltaicos, no âmbito do programa Salvador Solar; programas RODA e Recicla Capital, que promovem a economia circular, incentivam a reciclagem e fortalecem cooperativas de catadores; medidas de apoio socioprodutivo, como a isenção de taxas e perdão de dívidas para cooperativas de reciclagem, além da inclusão no programa Morar Melhor Entidades.

Segundo Ivan Euler, os empregos verdes são uma das maiores oportunidades do nosso tempo. “Investir em empregos verdes é investir em um futuro mais justo, inovador e sustentável para Salvador. Estamos preparando a cidade não apenas para enfrentar os impactos climáticos, mas para prosperar diante deles — criando oportunidades, movimentando a economia e promovendo inclusão produtiva para milhares de pessoas.”

Fonte: Agência de Notícias do Estado da BA

Compartilhar

Faça um comentário