InícioRoraimaSemana do Doador Voluntário de Sangue resgata a importância da solidariedade ...

Semana do Doador Voluntário de Sangue resgata a importância da solidariedade Destaque


O técnico de informática, Alef Souza, 26 anos, fez a primeira doação de sangue em 2014 e desde então tem praticado o gesto de solidariedade com frequência. O interesse de se tornar um doador ficou mais forte durante a experiência de dois anos de trabalho no Hemoraima (Centro de Hemoterapia e Hematologia de Roraima), quando ele viu de perto como a doação de sangue pode salvar vidas.

Na Semana do Doador Voluntário, Alef retornou ao Hemoraima por um motivo especial: participar das ações e ser homenageado, juntamente com outros doadores, pela assiduidade nas doações.

“Em 2014 realizei minha primeira doação de sangue, não sabia como funcionava e fui com a curiosidade para ajudar uma amiga que buscava doação para outra pessoa. Depois de um tempo tive a oportunidade de trabalhar no Hemoraima cuidando dos computadores, e vi de perto o quanto é importante doar e quanto os profissionais da saúde estão motivados a manter o estoque abastecido, por isso passei a fazer a doação de forma mais frequente”, esclareceu.

A consultora de vendas, Mirelle Sampaio, 21 anos, realizou sua primeira doação de sangue, justamente na Semana do doador. Ela tinha a vontade de doar desde de pequena, quando precisou passou uma transfusão de sangue.

“Quando eu era menor eu tinha um quadro de pneumonia e eu precisei de sangue, tive pessoas que me ajudaram, e desde então fiquei com a vontade de ajudar também. A Semana do Doador chamou a atenção do meu grupo de trabalho, então vi a oportunidade perfeita para ajudar alguém que esteja precisando, assim como eu já precisei. A experiência de doar é incrível, você se sente útil em poder ajudar alguém sem nem mesmo conhecer”, enfatizou.

Mirelle explica que outras duas amigas também doaram pela primeira vez, porque entenderam que é de suma importância continuar contribuindo na manutenção da vida de outra pessoa, esse é o início de uma parceria que salva vidas, assim como seu Alterli dos Santos, que tem 49 anos e desde os 21 realiza a doação de sangue no Hemoraima.

“Meu sangue é 0- que é um sangue muito procurado, eu desejo continuar doando sempre que puder, me sinto muito bem sendo voluntário.” destacou

De acordo Juliane Uchoa, gerente de captação do Hemoraima, ter o estoque de sangue abastecido é a principal garantia de que muitas vidas podem ser salvas.

“A ciência avançou consideravelmente nas últimas décadas, mas ainda não encontramos outra maneira que substitua o sangue, além da doação, por isso reforçamos a importância desse gesto, fundamental em situação de emergência, cirurgias e muitos outros procedimentos”, esclareceu.

RECONHECIMENTO

O ato da doação de sangue é sempre 100% voluntário, e na Semana do Doador o agradecimento foi em forma de homenagem aos doadores assíduos.

“O  banco de sangue não existe sem seus doadores, felizmente podemos contar com doadores assíduos que sempre que podem estão fazendo a sua parte, e nessa data tão especial é muito importantes para o banco de sangue, promover esse reconhecimento aos doadores cada vez fiéis e participativos nas atividades da Unidade”, complementou Juliane.

 

 

Fonte: Governo RR

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA