Roraima

REGIONAL NORTE | Estudante de Escola Estadual é premiada em concurso de redação Destaque

Published

on


“Minha bandeira é minha raiz” este foi o tema da redação de Akeane da Silva, estudante do 8° ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Cívico-Militar Fagundes Varela, localizada no bairro Nova Cidade que conquistou o 2° lugar no Primeiro Concurso de Redação com o tema ‘Bandeira Nacional’.

O concurso foi promovido pela Coordenação Regional Norte do PECIM (Programa Nacional das Escola Cívico-Militares) e contou com a participação de 18 estudantes finalistas.

A entrega dos certificados ocorreu na manhã desta sexta-feira, 04, na própria escola com a presença da secretária de Educação e Desporto, Leila Perussolo, do comandante do Corpo de Bombeiros Militar de Roraima, Cel Jean Cláudio, demais autoridades militares do Estado e comunidade escolar. Os professores orientadores dos estudantes também receberam certificação.

A estudante disse que foi incentivada pela sua professora a participar do concurso e que não esperava o resultado. “É a primeira vez que participo de um concurso, gosto muito de escrever. Não me interessei no começo, mas minha professora Raimunda me incentivou. Não esperava esse resultado”, disse Akeane.

Diferente de Akeane, a estudante Wynne Conceição Santos, também do 8° ano do Ensino Fundamental estava bem confiante no concurso e conquistou o primeiro lugar da escola, com a redação intitulada “Minha bandeira, minha alegria”. “Gosto muito de ler e escrever e eu sabia que minha redação estava boa. Estava confiante e fiquei muito feliz”, disse satisfeita, Wynne.

Leia Também:  Governo reúne motoristas de aplicativo para discutir segurança e anuncia força tarefa Destaque

Participaram de Roraima, 18 estudantes da Escola Fagundes Varela. A comissão local selecionou os três melhores textos e os encaminharam para a comissão avaliadora regional. Na comissão regional, foi selecionado, entre os três, um texto representando as 18 escolas cívico-militares da Região. E dentre esses 18, foram selecionados os três melhores da Região Norte.

“Essa premiação é o resultado do trabalho de toda equipe da escola, que mesmo em período de pandemia não parou. O processo de ensino aprendizagem seguiu com o ensino remoto e estamos vendo o resultado da instituição de ensino”, destacou a secretária Leila Perussolo, agradecendo ainda em seu discurso, o empenho, esforço e dedicação de professores e demais servidores da escola.

Para Sinesia Rodrigues, gestora da instituição de ensino, esse resultado é motivo de grande orgulho para a comunidade escolar. “Esse resultado mostra que nossa escola está se destacando positivamente na sociedade e isso é muito importante para nossa comunidade que por anos ficou desacreditada. É um resgate de valores, de respeito essencial à escola”, enfatizou Sinesia.

Leia Também:  Destinação de recursos para o Fundo Estadual de Assistência Social é aprovada em segunda votação

Escola Cívico-Militar

O Governo de Roraima aderiu ao Pecim (Programa Nacional das Escolas Cívico- Militares), instituído pelo Governo Federal por meio do Decreto Presidencial N° 10.004 de 05 de setembro de 2019. Em Roraima, a Escola Estadual Fagundes Varela no bairro Nova Cidade, em Boa Vista, está inserida nesse modelo. 

A professora Sinésia Pereira e os servidores do Exército Coronel Sérgio Matos e Capitão Salazar formam a equipe gestora da instituição. A unidade de ensino está passando por um processo de implementação desse novo modelo de escola, que é baseado em três áreas específicas: educacional, didático-pedagógica e administrativa.

Na próxima semana, iniciará um curso de formação para os servidores, professores e nove monitores (servidores da reserva do Exército) que atuarão na escola. Na formação, conduzida pelo Capitão Salazar, serão abordados vários temas, entre eles, manual das escolas cívico-militares, resgate de valores, conduta, comportamento, disciplina, entre outros.

A Escola Estadual Cívico-Militar Fagundes Varela atende 1.126 estudantes no Ensino Fundamental, Ensino Médio e EJA (Educação de Jovens e Adultos) e está localizada na Rua Macapá, n° 860, bairro Nova Cidade.

 

Fonte: Governo RR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

MAIS LIDAS DA SEMANA