PREMATURIDADE | Governo promove programação especial em unidades de saúde Destaque

0
291
Ascom/Sesau


O dia mais importante do Novembro Roxo está chegando! Nesta terça-feira, 17, quando se comemora o Dia Mundial da Prematuridade, serão realizadas duas ações especiais voltadas para a conscientização da sociedade sobre o tema, realizadas pelo Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth e pelo Centro de Referência da Saúde da Mulher.

A equipe Follow Up, que atende no CRSM fará, em parceria com o Governo de Roraima, estará em formato de drive thru, a partir das 9h, em frente ao palácio da cultura, fazendo o trabalho de sensibilização sobre a importância do combate à prematuridade. Enquanto isso, as gestantes atendidas na Maternidade participarão de um café da manhã, na Casa da Gestante.

De acordo com a médica pediatra, Ana Carolina, o Drive Thru será como objetivo alertar as famílias e a comunidade em geral sobre como evitar a prematuridade.

“Estaremos reunidos, com toda a segurança e cautela, para chamar a atenção e falar sobre a importância de os bebês nascerem no tempo certo, para evitar as sequelas motoras e neurológicas de um parto prematuro”, explicou.

A médica salienta que por conta da pandemia a equipe teve ideia de fazer uma ação diferente dos anos anteriores, mas com o mesmo objetivo de despertar o interesse da sociedade em geral pelo tema.

“Por conta da pandemia e pelos bebês prematuros, que são parte do grupo de risco, decidimos não realizar o piquenique como fizemos ano passado. Decidimos repensar a ação e realizar em forma de Drive Thru, para que a gente não deixe de lembrar dessa data tão importante, e para que as famílias possam fazer parte da programação”, complementou.

A ação se estende por toda  manhã, e contará com a presença da primeira-dama do Estado, Simone Denarium, que é mãe de prematuro e madrinha da equipe do Follow Up do CRSM.

NA MATERNIDADE

Na Maternidade o dia D será lembrado com um café da manhã, às 9h, na Casa da Gestante, direcionado às pacientes que estão sendo assistidas pela Unidade.

“As pessoas não sabem mas um a cada dez bebês nascem prematuramente, e é preciso falar sobre o tema e alertar sobre a importância dos cuidados com a saúde dessa criança. E será um momento onde poderemos reforçar sobre como cuidar destes bebês tão delicados, a importância do aleitamento materno, entre outros temas”, reforçou Raissa Sampaio, diretora de Ensino e Pesquisa da Maternidade.

 

 

Fonte: Governo RR