InícioRoraimaNOVEMBRO AZUL | Prevenção deve começar com mudança de hábitos entre os...

NOVEMBRO AZUL | Prevenção deve começar com mudança de hábitos entre os homens Destaque


O novembro Azul chegou e com ele um recado especial para o público masculino: É preciso estar atento para a prevenção, o diagnóstico precoce e o tratamento de doenças que podem acometer os homens, como o câncer de próstata por exemplo. Mas em 2020 o Ministério da Saúde alerta também para a importância do cuidado com os cânceres de pênis e de boca, que podem ser facilmente prevenidos pelos homens.

O câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens, é a causa de morte de 28,6% da população masculina segundo dados do MS. Embora em menor incidência, o câncer de pênis atinge 2,1% de todas as neoplasias masculinas, com um percentual de 5,3% na região Norte.

Entre 2018 e 2019, ocorreram mais de duas mil mortes e aproximadamente três mil amputações por câncer de pênis, sendo aproximadamente 50% dessas cirurgias realizadas nas regiões Norte e Nordeste do país. Em relação a câncer de boca, no Brasil, somente em 2017, ocorreram 4.923 óbitos em homens, sendo que a incidência é mais comum acima dos 40 anos, e a maioria dos casos é diagnosticada em estágios avançados.

Conforme Glaciane Rocha da Silva, gerente do Núcleo de Ações Programáticas de Saúde do Homem, em Roraima o trabalho de prevenção e combate às doenças que podem acometer o público masculino tem como foco a sensibilização sobre a importância da mudança de hábitos.

“De acordo com a Política nacional de atenção integral a saúde do homem a prevenção precisa ser trabalhada desde cedo, sem medos e sem tabus. E nesse sentido temos reforçado junto aos municípios a importância de ações de promoção em saúde, despertando entre os homens a iniciativa do interesse pela consulta médica anual”, esclareceu.

O médico Urologista, Marlom Mattos alerta que a maioria dos homens tem o receio de realizar a tradicional avaliação médica. “O exame de próstata por exemplo faz parte das funções do urologista e que estamos mais do que acostumados a realizá-lo, de forma profissional e sem dano algum ao paciente. No entanto muitos homens ainda têm receio de procurar um médico e essa ideia precisa mudar, principalmente entre aqueles que já tem um histórico da doença na família, pois para eles as chances de ter essa doença ao longo da vida é maior”, destacou.

O especialista ressalta que a maioria dos cânceres apresentam pouco ou nenhum sintoma nos estágios iniciais, por conta disso, apenas a realização de exames de rastreamento possibilita o diagnóstico precoce, e no caso de câncer de próstata a descoberta na fase inicial é o que garante mais de 90% de cura.

“Assim os pacientes têm uma chance muito boa de cura, oferecendo o tratamento que é a cirurgia chamada prostatectomia radical, que consiste na retirada da próstata ela tem uma chance maior de cura”, reforçou.

 

Fonte: Governo RR

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA