A semana dedicada ao doador voluntário de sangue está chegando! E os clubes de motociclistas de Roraima já começaram a movimentação para realizar em evento com foco na doação em peso.
Além de se aventurar, diversos motociclistas têm em comum mais que o prazer em andar de moto: a solidariedade. No próximo sábado, 21, a AMM (Adventist Motorcycle Ministry, ou em português: Ministério dos Motociclistas Adventistas) realizarão uma doação conjunta de sangue para o Hemoraima (Centro de Hemoterapia e Hematologia de Roraima), durante toda a manhã.
O AMM está presente no Brasil desde 2013 e atualmente em 23 Estados, somando mais de 3.000 membros no país. Na ação, estará envolvida a turma da regional de Boa Vista que inclui o Roraima Moto Clube, os Bodes do Asfalto, os Tenereiros e o Moto Clube Cata Vento. A expectativa é alcançar até 70 doadores, uma vez que a ação também é aberta ao público em geral.
De acordo com Chardson Moraes, membro da AMM, a ação foi pensada para celebrar o mês em que é comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue Voluntário, que será no dia 25 de novembro.
“Atualmente, o Hemocentro enfrenta o estado crítico de bolsas de sangue, e nesse contexto, decidimos unir forças nessa ação social para salvar vidas, como forma de presentear a sociedade”, esclareceu.
Para Juliane Uchoa, gerente de captação do Hemoraima, iniciativas desse tipo são muito importantes para o abastecimento do estoque. “Através dessas ações, conseguimos um número significativo de bolsas de sangue, principalmente porque hoje estamos com um estoque baixo por conta da pandemia”, enfatizou.
O representante da AMM Boa Vista, salienta que diversos motoclubes, motogrupos e motocasais foram convidados, pois o foco do grupo é reiterar o compromisso com a sociedade e permanecer firmemente empenhado em colaborar para o bem-estar da população.
“Em nome de todos os motociclistas, eu gostaria de agradecer ao Governo de Roraima, à Sesau [Secretaria de Saúde] e ao Hemoraima, e em especial aos colaboradores que se disponibilizaram a trabalhar no sábado para atender a essa demanda. Sem dúvida alguma, a contribuição de todos é fundamental para atingir medidas como essa, causando impactos sociais e salvando vidas”, complementou Moraes.
A doação iniciará às 8h e deve seguir durante toda a manhã, observando as medidas de segurança. Juliane explica que apesar da campanha ser realizada em um dia atípico de funcionamento, a unidade irá tomar os cuidados necessários para receber os motociclistas.
“Esperamos que seja um sucesso, e estamos tomando todos os cuidados para receber o público nesse dia tão especial, ou seja, faremos a orientação em relação ao distanciamento, o uso de álcool em gel, a higiene das mães. Enfim será um dia muito produtivo”, complementou Juliane.