InícioRoraimaNATAL SEGURO Ipem fiscaliza estabelecimentos que comercializam produtos natalinos ...

NATAL SEGURO Ipem fiscaliza estabelecimentos que comercializam produtos natalinos Destaque


Com o objetivo de conscientizar e proteger consumidores para as compras das festas de fim de ano, o Instituto de Pesos e Medidas (Ipem) do Governo do Estado, está fazendo uma fiscalização especial de Natal, até o dia 11 de dezembro, em estabelecimentos comerciais que vendem luminárias de natal, pisca – pisca e brinquedos para as crianças.

A presidente do Ipem – RR, Isabella Dias, explicou que é importante manter a população informada sobre os cuidados necessários na hora de comprar itens de decoração natalina e presentes, principalmente os brinquedos para as crianças, para evitar acidentes.

“É preciso ter atenção na hora de comprar os produtos natalinos, principalmente com os brinquedos, para que não ocorram maiores problemas com a segurança das crianças. Além do selo de conformidade do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e

Tecnologia), cada embalagem de brinquedo deve conter, em português, informações como a faixa etária indicada para o uso daquele item, e instruções de uso”, disse Isabella Dias.

Para o diretor de Qualidade e Metrologia, Jackson Medeiros, tanto o cliente, quanto o empreendedor, devem estar atentos nesse período sazonal. “É importante comprar brinquedos, por exemplo, apenas em estabelecimento legalmente credenciado e exigir Nota Fiscal. A empresa que compra os produtos de fábricas, também está assegurada, quanto a procedência daquele item. Caso algum cliente reclame, o fabricante é quem será notificado”, ressaltou Medeiros.

Decoração

Quando o assunto é decoração, os itens mais procurados são as luminárias natalinas, como o pisca – pisca. Esses devem atender a outros requisitos obrigatórios na embalagem, como a tensão, a corrente, a potência máxima do conjunto, o nome, e marca ou logomarca do fabricante ou importador.

“O pisca – pisca é um produto que merece muita  atenção, porque não pode apresentar material ferroso no condutor e nos plugues, o que pode causar curto – circuito e, consequentemente, risco de incêndio. Também devem atender ao padrão brasileiro (com pinos de 4 mm).  E devem ostentar o Selo do Inmetro”, concluiu Jackson Medeiros.

No momento da compra, o consumidor pode fazer um teste simples nos pisca-piscas. Basta passar um ímã sobre o produto, se ele fixar na peça, é sinal de que há material ferroso, o que é proibido.

Ouvidoria Ipem – RR

Em caso de produtos suspeitos, o consumidor pode fazer a denúncia junto a Ouvidoria do Ipem – RR, através dos telefones de contato: – (95) 99132-4523 ou (95) 99135-3061.

Mídias sociais: Instagram: @ipemrr; ou Facebook: Instituto de Pesos e Medidas de

Roraima; e o site www.ipem.rr.gov.br.

Fique ligado

Em caso de acidentes com produtos de decoração ou outro produto/serviço, faça o relato no Sistema Inmetro de Monitoramento de Acidentes de Consumo – Sinmac (www.inmetro.gov.br/sinmac).

 

Fonte: Governo RR

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA