InícioRoraimaMUTIRÃO DA SAÚDE | Cirurgias eletivas de bucomaxilofacial serão retomadas na próxima...

MUTIRÃO DA SAÚDE | Cirurgias eletivas de bucomaxilofacial serão retomadas na próxima semana Destaque


As cirurgias eletivas de bucomaxilofacial, que estavam paralisadas em razão da pandemia da Covid-19, voltam a ser realizadas pela Sesau (Secretaria da Saúde) a partir da próxima segunda-feira, dia 9.

Os pacientes que aguardavam na lista de espera para realização do procedimento foram reavaliados por cirurgiões neste sábado, 7, durante mutirão, na CMECM (Clínica Médica Especializada Coronel Mota) e serão encaminhados para fazer a cirurgia.

De acordo com a coordenadora da equipe de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial do HGR, a cirurgiã Juliene Monauer, os pacientes foram chamados via contato telefônico e divulgação pela imprensa. Eles foram reavaliados e será feito o agendamento para efetivação da intervenção cirúrgica.

“Os pacientes estavam ansiosos por este momento de reavaliação, para saber se terão necessidade ou não de fazer a cirurgia. Alguns têm fratura há meses e precisam reavaliar para saber como está a consolidação dessas fraturas, se está causando algum prejuízo funcional, se está sentido dor. Enfim, o que está incomodando, para que possamos realizar a cirurgia e dar a eles melhor qualidade de vida”, explicou a cirurgiã.

Ela acrescentou que, mesmo durante a pandemia, a equipe da CMECM não interrompeu os atendimentos de acompanhamento dos pacientes. “A equipe foi atuante. Atendeu durante todo o período da pandemia, para que ninguém ficasse desassistido. Todo paciente que necessitar da cirurgia será operado no HGR e continuará tendo acompanhamento ambulatorial aqui no Coronel Mota até a alta da especialidade”, disse. 

“Estamos iniciando a retomada das cirurgias de bucomaxilo. Há uma fila de cerca de 90 pacientes necessitando desse procedimento. Hoje, alguns deles farão reavaliação. Na próxima semana, já realizaremos as primeiras intervenções”, informou o secretário da Saúde Marcelo Lopes.

Ele ressaltou que o objetivo da ação é zerar a fila de espera. “Temos um novo cenário na saúde e mais um problema está sendo resolvido. Nossa meta é, no prazo de 40 dias, zerar a fila de cirurgia dessa especialidade e recuperar a normalidade, com o HGR (Hospital Geral de Roraima) realizando, além das cirurgias de urgência e emergência, as complementares, com o paciente ainda internado, logo após o acidente, ou conforme a verificação da necessidade desse tratamento”.

O piloto de aeronave Gilson Sardinha da Costa, de 65 anos, foi atendido neste sábado e destacou a relevância da ação.

“Este mutirão é importante para mim e para muitos pacientes que estão esperando para fazer procedimentos cirúrgicos. Agora já posso agendar para a próxima semana a cirurgia no meu nariz e está tudo bem”, afirmou.

 

Fonte: Governo RR

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA