InícioRoraimaMotos de até 160 cilindradas podem ter isenção de IPVA em Roraima...

Motos de até 160 cilindradas podem ter isenção de IPVA em Roraima Destaque


Os proprietários de motocicletas de até 160 cilindradas poderão requerer a isenção do IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores). A informação foi repassada pelo secretário estadual da Fazenda, Marcos Jorge, durante entrevista ao Jornal de Roraima, da TV Roraima/Globo, na manhã deste sábado, 5. De acordo com o secretário, a isenção é um benefício da Lei 278/2019, que foi aprovada na Assembleia Legislativa de Roraima no ano passado e que já está em vigor.

“Como a moto muitas vezes é um veículo utilizado para os empreendedores, para os pequenos vendedores, ambulantes, e até mesmo para atender à família é um meio social bastante utilizado, houve a preocupação por parte do Legislativo estadual”, afirmou.

Para ter direito à isenção, o condutor deverá andar devidamente habilitado ou com a permissão para dirigir, não conduzir o veículo após ingerir bebida alcoólica ou entorpecente e, caso se envolva em acidente grave, deve prestar socorro. Além disso, não poderá ter cometido nenhuma infração de trânsito.

O secretário explicou que, para que haja a isenção, o proprietário deve preencher um requerimento que está disponível no site da Sefaz (www.sefaz.rr.gov.br) e anexar as cópias do Certificado de Licenciamento do Veículo, Carteira da Habilitação, Certidão Nada Consta e Comprovante de Residência. No caso de ser moto nova, é necessário levar o Espelho do Veículo (emitido pelo Detran-RR), Nota Fiscal e o Comprovante Original do Pagamento da Taxa de Expediente. O proprietário do veículo também pode encaminhar tudo por e-mail (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) ou entregar diretamente na sede da Sefaz.

É importante ressaltar que o protocolo desse requerimento e dos documentos junto à Sefaz deverá ser feito antes da data do vencimento do imposto.

“O maior objetivo desta lei é justamente incentivar as boas práticas de trânsito e reduzir os acidentes de trânsito aqui no nosso Estado. É importante ressaltar que os benefícios estão vigentes e quem entrar com esse requerimento terá os benefícios reconhecidos pelo Estado. Agora, tem de contribuir também e fazer sua parte”, destacou Marcos Jorge.

O mototaxista Moisés Alves, disse em entrevista à TV Roraima, que o benefício será de grande importância para todos os que possuem esse tipo de veículo, pois vai garantir um reforço no orçamento familiar, já que haverá economia com o não pagamento do tributo.

“A moto é um transporte mais econômico, mais rápido, tem mais agilidade. É uma coisa boa porque vai complementar mais a nossa renda. Com esse dinheiro a gente vai poder pagar as contas”, disse.

 

Fonte: Governo RR

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA