A partir de agora, todo o lixo reciclável produzido pelo Iper (Instituto de Previdência do Estado de Roraima) terá destinação social. Um termo de cooperação técnica firmado com a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis Terra Viva permitirá a coleta seletiva de materiais recicláveis como papéis, papelões e plásticos.
O descarte correto adotado pelo Iper obedece os dispositivos legais da Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei Federal N.º 12.305/2010), que exige transparência e cuidado na eliminação dos materiais e atende os dispositivos padronizados pelo Sistema Nacional de Arquivos e a resolução do Conselho Nacional de Arquivos no gerenciamento de eliminação de arquivos públicos.
A presidente do Iper, Adriana Padilha, afirmou que a cooperação técnica integra um conjunto de medidas que vêm sendo formuladas na implantação da política de gestão do patrimônio documental do Instituto.
“Haverá um descarte correto dos materiais que remete ao cuidado ambiental, além disso, estaremos contribuindo com o trabalho da Associação que integra muitas famílias que retiram o sustento da coleta seletiva”, explicou a presidente do Iper,
A Associação de Catadores de Materiais Recicláveis Terra Viva, fica localizada no bairro Nova Cidade. São 20 famílias associadas que fazem o trabalho de coleta seletiva.
O vice- presidente da Associação, Clayton Roberto Oliveira, afirmou que devido a pandemia houve uma redução no serviço de coleta. “Com esse termo firmado com o Iper vai fortalecer nosso trabalho e ajudar as nossas famílias e cuidaremos do Meio Ambiente”, disse Oliveira.