Na Semana do Doador Voluntário, as pessoas que comparecerem ao Hemoraima (Centro de Hemoterapia e Hematologia de Roraima) tem percebido uma dinâmica diferente na doação de sangue.
É que a Unidade conta agora com um Hemoglobinômetro não invasivo, um equipamento moderno, que possibilita a realização do teste de verificação de hemoglobina sem precisar passar pela picadinha, um temor para muitas pessoas.
E com essa tecnologia, o teste é realizado por um sensor infravermelho, sem risco de contaminação e com resultado confiável em até 90 segundos.
“Com a chegada desse equipamento Roraima passa a ser o primeiro estado da Região Norte a contar com a inovação. E essa aquisição é mais uma estratégia do Governo de Roraima para o trabalho de reestruturação da saúde. Quando assumimos a pasta recebemos a missão de enfrentar os problemas, buscar as soluções e fazer as coisas acontecerem e hoje mostramos que é possível promover as mudanças que a saúde tanto precisa”, esclarece o secretário Marcelo Lopes.
Wandson Cruz, enfermeiro do Hemoraima, realizou o treinamento no mesmo dia da chegada do aparelho e explica que o manuseio é simples e seguro.
“É fundamental a gente ter na unidade uma ferramenta como essa, pois a tecnologia avançou de forma que podemos substituir a punção digital, que usávamos antes para verificar a hemoglobina, que é um exame pré-requisito para saber se a pessoa tem anemia, ou seja, esse aparelho serve para fazer essa verificação, porém, sem nenhum incômodo, sem nenhuma furada, apenas um sensor”, enfatizou o enfermeiro.
Wandson ressalta que o tempo do doador na sala de espera também será algo que terá benefícios, pois o novo equipamento permite a junção da pré-triagem e da triagem em um só local.
“Com esse aparelho iremos diminuir o tempo de espera do doador de sangue, porque, enquanto o doador estiver fazendo a entrevista, já vai realizar o teste durante o próprio atendimento. Então, unificamos a pré-triagem e a triagem em um único local”, complementou.
O equipamento, da marca OrSense, foi adquirido com recursos próprios é um dos mais modernos no mercado.
“Temos mais projetos inovadores para implantar no Hemoraima, entre eles, a reorganização da análise clínica, possibilitando que exames sejam realizados aqui mesmo e não em Manaus como é feito atualmente, o que nos deixará em uma condição mais tranquila em relação ao abastecimento do estoque de sangue. Vamos continuar o trabalho para promover as mudanças necessárias, para garantir que a população tenha o atendimento que precisa de forma digna e de qualidade”, finalizou o secretário.