O Governo de Roraima por meio da Seed (Secretaria de Educação e Desporto) adquiriu com recursos próprios, 1.182 centrais de ar para climatizar as salas de aula de escolas da Capital e do interior. A ação faz parte da política institucional de reconstrução da Educação do Estado.
O valor do investimento do Tesouro Estadual é na ordem de R$ 3,2 milhões. Mais de 30.300 estudantes serão beneficiados com a ação. Quando as aulas presenciais retornarem, os alunos vão encontrar um ambiente mais favorável ao ensino e dentro dos protocolos sanitários exigidos para continuarem os estudos.
O serviço de instalação dos equipamentos iniciou nesta semana. Nesta terça-feira, 10, a Escola Estadual Euclides da Cunha que atende 599 alunos no Ensino Fundamental Anos Finais (6° ao 9° ano), está recebendo a instalação de 20 centrais novas.
Ontem, 09, outros 20 equipamentos foram colocados nas salas de aula da Escola Estadual São José, que atende 489 estudantes no Ensino Fundamental Anos Finais. O acompanhamento do trabalho de instalação é coordenado pelo Delog (Departamento de Logística) da Seed.
“Vivemos em uma região muito quente, as centrais de ar nas salas vão trazer mais comodidade para os estudantes. Quando os alunos voltarem para a escola, vão encontrar um ambiente climatizado e favorável ao ensino. Essa é mais uma ação de Governo que demonstra respeito e compromisso com a Educação do Estado”, destacou Marcos Heráclito, diretor do Delog.
DIAGNÓSTICO
As instalações das centrais iniciaram pelas escolas localizadas no centro da Capital. Depois das escolas São José e Euclides da Cunha, a instalação ocorrerá na Escola Oswaldo Cruz e o atendimento seguirá conforme cronograma elaborado pela Seed.
Além das instalações que iniciaram nesta semana, a Escola Estadual 13 de setembro, reformada e reinaugurada pelo Governo do Estado no mês passado, também já está com as 16 salas de aula e espaços administrativos climatizados.
Na sequência, em uma segunda etapa, a instalação das novas centrais chegará às escolas do interior do Estado, começando o atendimento pelos municípios de Alto Alegre, Cantá, Iracema, Mucajaí e Uiramutã.
A secretária de Educação e Desporto Leila Perussolo explicou que o cronograma de instalação foi elaborado mediante diagnóstico das necessidades das escolas.
“Nós fizemos ao longo do ano o diagnóstico da necessidade de climatização das escolas, principalmente das salas de aula, onde temos o foco na aprendizagem do aluno e na qualidade do trabalho do professor. Identificamos aparelhos que não tinham mais conserto e que não atendiam a demanda em função do clima quente que vivemos. Isso nos levou a necessidade de aquisição de novos equipamentos”, ressaltou Leila Perussolo.
MAIS INVESTIMENTO
Além destes equipamentos adquiridos com recursos do Tesouro Estadual e que já estão sendo instalados, a secretária informou ainda que se encontra em processo licitatório a aquisição de outras 800 centrais de ar e mais 700 ventiladores para continuar o atendimento das escolas da rede estadual de ensino. Os recursos são provenientes de emendas de parlamentar federal.
Falando ainda sobre investimento na climatização das salas de aula, com o foco central na melhoria do processo de ensino aprendizagem, a Seed também está adquirindo, com recursos de convênio federal, 140 centrais de ar para atender as unidades de ensino inseridas no Programa EMTI (Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral).
“Essa ação de Governo demonstra a preocupação com a qualidade de ensino, com a valorização da Educação e com a valorização do trabalho do professor. Demonstra ainda que a Educação é uma pauta prioritária da atual gestão”, enfatizou Leila Perussolo.