InícioRoraimaCURSO DE MANTRAILING | Treinamento com cães farejadores segue até domingo ...

CURSO DE MANTRAILING | Treinamento com cães farejadores segue até domingo Destaque


A aula inaugural do curso de Mantrailing Nível I, com uso de cães para busca de pessoas ocorreu na manhã desta terça-feira, 15, no auditório da APICS (Academia de Polícia Integrada Coronel Santiago) e contou com a presença de profissionais de segurança de todas as esferas.

Conforme a idealizadora do curso, integrante do Canil A.G PH Full Detection e especialista na área, Aline Gonçalves, a técnica é uma ferramenta fundamental para todos os tipos de investigações.

“A atuação destes cães pode ser aplicada em apoio a todas as esferas. Em Roraima, por exemplo, trabalhamos na área de fronteira e os cães podem ajudar, não só nessa área de busca de pessoas, mas também no combate ao tráfico de drogas. Entre várias outras demandas, a exemplo dos presídios, agora nós temos cães que trabalham na contenção e manutenção da disciplina. Então, com certeza é um ganho enorme”, disse Gonçalves.

Ela explicou que o cão é capaz de identificar as partículas de odor, ou seja, as células derramadas da pele, que cada pessoa libera, e com esse fragmento de cheiro específico fazer o caminho até localizar a pessoa procurada.

Mantrailing é ainda uma combinação de rastreamento e busca específica, em que o cão usa todas as ferramentas à sua disposição. Fatores climáticos ajudam o cachorro a identificar o rastro que eles podem seguir por quilômetros, além de identificar odores antigos.

“Tive a oportunidade de conhecer a técnica fora do estado e hoje estamos compartilhando o conhecimento. É uma ferramenta investigativa que ajuda famílias a encontrar seus entes desaparecidos, salvando vidas e solucionando crimes”, ressaltou Gonçalves.

Segundo a treinadora, em todo o país, casos de grande repercussão foram solucionados utilizando esta técnica.

“Um exemplo foi a identificação dos responsáveis pela morte da menina Vitória Gabrielly Guimarães Vaz, de 12 anos, em Araçariguama (SP). Isso demonstra que o cão se torna uma ferramenta fundamental e determinante para elucidação de crimes”, disse a treinadora.

O corregedor Geral da Polícia Civil, Luciano Silvestre, considerou o curso de extrema importância para a polícia judiciária.

“Hoje trabalhamos com muitos casos de desaparecimento de pessoas e infelizmente a maioria são encontradas sem vida. Então, é importantíssimo para o andamento dos trabalhos da Polícia Civil. Parabéns para instituição promovente e aos alunos”, afirmou.

Durante seis dias, um policial Civil, dois Policiais Militares, quatro Policiais Penais, quatro Bombeiros Militares, quatro Guardas Civis Municipais de Boa Vista serão capacitados para trabalhar com cães farejadores que atuam especificamente na localização de pessoas.

Também dois Policiais Penais do Acre, três Bombeiros Militares do Acre, além de 02 participantes da sociedade civil, adestradores de cães, que, ao final, estarão aptos a auxiliar as autoridades voluntariamente no trabalho de busca de pessoas desaparecidas.

O encerramento da capacitação ocorrerá no próximo domingo (20) e as atividades práticas ocorrerão em diversos cenários da cidade.

Fonte: Governo RR

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA