- PUBLICIDADE -

Roraima

COOPERAÇÃO TÉCNICA | Seapa e Conab assinam termo para promover o fortalecimento da agricultura familiar Destaque

Publicados

em


Com o objetivo de fomentar o intercâmbio de dados e estatísticas, foi assinado nesta quarta-feira, 30 de dezembro, um acordo de Cooperação Técnica por meio da integração de recursos humanos e materiais entre o Governo de Roraima, por meio da Seapa (Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento).

A assinatura do termo ocorreu na sala de reunião, com a presença dos seus representantes, com o objetivo de estabelecer cooperação interinstitucional, por meio da integração de recursos técnicos, humanos e materiais, para melhoria dos processos e da gestão das informações referentes ao setor agrícola.

Segundo Emerson Baú, o termo de cooperação permite que seja oficializada as ações que já estão sendo realizadas em conjunto. “A Seapa vai conseguir trabalhar com a Conab, repassando informações sobre produção, dados de produtividade, o esforço é para que Roraima possa ter um arcabouço de dados, e melhorais na tomada de decisão na gestão pública de direcionamento nos projetos e principalmente para que investidores possam ter informações sobre produção, produtividade e culturas que estão em evidência em nosso Estado”, esclareceu Baú.

Leia Também:  DE GOVERNO ANTERIOR | Governador paga dívida que impedia Polícia Civil de adquirir novas viaturas Destaque

Em relação à Seapa, o termo de cooperação compreende socializar, inclusive com as CPR’s (Casas do Produtor Rural) para orientar os gestores e a equipe técnico/administrativo quanto à necessidade de atendimento ao termo, a disponibilizar à Conab lista de contatos das CPRs, repassar dados consolidados de área cultivada, produção e produtividade das culturas em que a Conab realiza levantamento de safras agrícolas, para fins de divulgação em nível nacional.

Entre outras atribuições, a Seapa deve informar à Conab, através de formulário disponibilizado, os dados e informações relacionados à produção. Promover realizações de reuniões para analisar os resultados dos trabalhos executados, bem como, estabelecer um canal de troca e efetiva discussão de informações e metodologias, objetivando o constante aprimoramento das atividades desenvolvidas.

A superintendente da Conab, Maria Dercy Xavier, fala sobre a parceria existente. “A gente sempre trabalhou com a Seapa, tanto para a validação, quanto para a emissão de Dap [Declaração de Aptidão ao Pronaf], a gente sempre viajou junto, sempre houve uma parceria, então isso é só uma formalidade, estamos formalizando um trabalho, que já fazemos juntos há muitos anos. É uma rede de atendimento, aos pequenos criadores, aos agricultores que sempre precisam da emissão da Dap, que quem emite é a Seapa”, frisou.

Leia Também:  Governo e Banco da Amazônia assinam protocolo para aplicação de R$ 478 milhões no Maranhão

Para a Conab, o termo de cooperação atribui a comunicação das visitas de técnicos da Companhia nos municípios, com o intuito de promover nas atividades de levantamento de safra e de custo de produção. Repassar os resultados dos levantamentos de safra, nos quais a Secretaria Seapa irá participar, com todos os seus componentes pesquisados, estudos de análises conjunturais do segmento agropecuário, publicações técnicas elaboradas pela Conab e informações sobre os programas institucionais para fins de acompanhamento da sua execução.

Emerson Baú fala sobre a importância para os agricultores terem os dados consolidados. “A partir do momento que o agricultor tem informações, ele vai poder tomar uma ação com base mais consistente e a possibilidade de risco, se torna menor, a informação é poder, e hoje estamos dando poder para o agricultor tomar a decisão”, enfatizou.

 

 

Fonte: Governo RR

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo
Propaganda
- PUBLICIDADE -

MAIS LIDAS DA SEMANA