A Secretaria Estadual de Saúde está concluindo as obras de readequação da estrutura física no Bloco D do Hospital, que a partir da semana que vem, terá a capacidade ampliada para o atendimento de pacientes acometidos pela COVID-19.
A estrutura física do Bloco D será readequada, possibilitando que o espaço seja segmentado em dois ambientes, com instalação de 10 novos leitos de UTI (sendo 09 normais e 01 de isolamento) e 22 leitos de enfermaria.
Já foi concluída a etapa de adaptação dos ambientes, posto de enfermagem, climatização, adequação sanitária, farmácia satélite, vestiário, conforto e sala de evolução médica. Está em fase de conclusão a ampliação da rede de gases. Obras de readequação da estrutura física do Hospital.
O secretário de saúde, Marcelo Lopes, esteve na manhã desta sexta-feira, 04, no HGR (Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento), acompanhando as obras.
“Todo esse trabalho que está sendo realizado, tem como objetivo garantir a melhor prestação dos serviços. Nesse sentido foi feita a readequação, que faz parte do Plano de Contingência para o enfrentamento da COVID-19. Essa é uma estratégia importante, ou seja, a gestão está se antecipando para garantir que a estrutura esteja pronta, caso haja a necessidade, garantindo a tranquilidade aos pacientes da capital e do interior do Estado”, esclareceu.
Durante a visita, o secretário acompanhou o atendimento nas enfermarias, conversou com pacientes e servidores sobre a rotina de trabalho.
Participaram da vistoria, integrantes das equipes de engenharia, Coordenadoria Geral de Urgência e Emergência e Coordenadoria Geral de Atenção Especializada da saúde e a direção do HGR.
“Retornamos hoje para saber como o trabalho está sendo feito, e se o que foi planejado está sendo executado. Eu estou muito satisfeito com a capacidade de reação de toda equipe da Sesau, seja da área da manutenção, engenharia ou refrigeração, pois todos os profissionais da área da saúde, incorporaram a proposta da gestão e todos se envolveram na nossa missão para fazer os alinhamentos necessários para enfrentar o mês das festas com a estrutura necessária para garantir a tranquilidade para a população”, complementou o secretário.
Tomografia
Durante a visita, Marcelo Lopes visitou as instalações onde vai ser implantado o novo tomógrafo do HGR, que permitirá o dobro da capacidade de exames.
“Nós não estamos substituindo o equipamento antigo por um equipamento novo. Fizemos toda a manutenção do equipamento antigo, que está em pleno funcionamento, e estamos vamos entregar uma nova máquina, moderna, com outros recursos para atender de forma mais célere e eficiente”, ressaltou.
Grande Trauma
O secretário de saúde também visitou as obras de ampliação do Grande Trauma, que possui previsão de entrega para o ano que vem.
“Estamos na fase final dessa obra, que vai trazer conforto, vai fazer uma conexão de todo o sistema de urgência e emergência do estado de Roraima. A obra está perfeita e eu não tenho dúvida que dentro de pouco tempo a população vai conseguir sentir o resultado do trabalho dessa gestão na saúde”, finalizou.