Roraima encerra segundo bloco com 15 medalhas e se prepara para última etapa da competição
A delegação roraimense encerrou o segundo bloco dos JEBs (Jogos Escolares Brasileiros) 2025, realizados em Uberlândia (MG), com um saldo de 15 medalhas conquistadas desde o início da competição, reafirmando o talento e a força do esporte escolar de Roraima.
Agora, os atletas seguem com energia renovada para o terceiro e último bloco da competição, que reunirá as modalidades de basquetebol, handebol, wrestling e xadrez.
As competições seguem até o dia 28 de outubro, e o clima entre os atletas é de entusiasmo e união. A participação da delegação conta com o apoio do Governo de Roraima, por meio da Seed (Secretaria de Educação e Desporto), que garantiu passagens aéreas para os 224 integrantes – entre atletas, técnicos e dirigentes – com investimento de R$ 1,7 milhão em recursos do Tesouro Estadual.
Durante as últimas disputas, o Estado brilhou em diversas modalidades, somando conquistas que vão do atletismo, passando pelo taekwondo e judô. Entre os destaques, está Maria Eduarda Almeida de Andrade, de 14 anos, estudante da Escola Estadual Diva Alves de Lima, que garantiu medalha de bronze na Série Ouro do Judô.
Emocionada, Maria Eduarda falou sobre o significado da conquista. “É uma emoção incrível estar aqui representando Roraima. Não esperava conquistar essa medalha, especialmente ao ver tantos competidores experientes. Quero agradecer a Deus por essa oportunidade única e ao governador de Roraima por acreditar em mim. Também agradeço ao meu treinador Tiago, que me incentivou e apoiou ao longo do caminho”, disse.
Outros atletas também fizeram bonito. Cleverson da Silva e Silva, de 14 anos, da Escola Municipal Maciel Ribeiro Vicente da Silva (Bonfim), garantiu a medalha de prata no arremesso de peso (Série Prata). Já Ítalo Gustavo Leite de Azevedo, da Escola Estadual Maria Mariselma (Mucajaí), conquistou prata na Série Bronze, também no atletismo. E representando o ciclismo, Siane Rosa, da Escola Estadual Indígena Professora Maria Luiza da Silva, levou bronze na Série Prata, mostrando força e superação sobre duas rodas.
Na modalidade taekwondo, Roraima também se destacou com três medalhas: duas para Marlane Vitória de Souza Bonfim, de 14 anos, da Escola Estadual Professora Wanda David de Aguiar, conquistou prata na categoria até 37kg (Série Prata), e Samanta Sofia da Silva Ruth, de 14 anos, da Escola Municipal Castro Alves, levou bronze na categoria até 51kg (Série Prata).
Marlane Vitória disse que celebra, não apenas uma conquista, mas o resultado de muito suor, dedicação e esforço.
“Agradeço aos meus professores e mestres, que compartilharam seus conhecimentos e experiência comigo, me ajudando a alcançar meu sonho. Estar no pódio novamente, pela segunda vez, é um privilégio incrível e uma prova de que meu trabalho árduo está valendo a pena. É um momento de pura alegria e realização, afirmou.
O atletismo também rendeu frutos com Maria Elihana Rodrigues Maurício, da Escola Estadual Professor Venceslau Catossi (Mucajaí), que ficou com o bronze no lançamento de disco (Série Bronze), e Aden Tiler Rodrigues, do Colégio Estadual Militarizado Aldébaro José Alcântara, de Bonfim, que garantiu a prata nos 150 metros rasos (Série Bronze).
“Estou imensamente feliz e orgulhoso de mim mesmo por ter conquistado essa medalha! Foi um processo difícil, mas a força e a fé em Deus me impulsionaram a seguir em frente. Quero agradecer ao meu professor Chyrleno, que me treinou com dedicação e profissionalismo, e ao Governo de Roraima, que apoiou minha participação financiando minha passagem”, celebrou.