InícioRondôniaGoverno apresenta ações de gerenciamento dos recursos hídricos ao Legislativo

Governo apresenta ações de gerenciamento dos recursos hídricos ao Legislativo


Sistema Estadual de Gerenciamento de Recursos Hídricos está disponível no portal da Sedam, para acesso a toda população


O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento do Meio Ambiente (Sedam) tem desenvolvido ações que proporcionam cuidados e preservação da boa qualidade da água em toda a região. O reflexo positivo desse trabalho foi apresentado à Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE-RO), na manhã da última terça (1), no Plenarinho 2, na Casa de Leis.

José Trajano dos Santos, geólogo e analista ambiental, apresentou o plano geral de recursos hídricos de Rondônia, onde o intuito do Sistema Estadual de Gerenciamento de Recursos Hídricos é coordenar a gestão integrada desses recursos e implementar a Política Estadual. A Comissão foi presidida pelo deputado Lazinho da Fetagro, com a participação dos deputados Chiquinho da Emater, Cirone Deiró e Edson Martins.

O geólogo destacou ainda a formação do Conselho Estadual de Recursos Hídricos (Coreh – Sedam), responsável por determinar quais as políticas públicas adotadas em relação à água no Estado, incluindo a determinação das taxas de cobrança.  “Vale enfatizar que esse plano estadual já está pronto. O Estado fez o dever de casa. E já está disponível no site da Sedam, para quem deseja consultar”, detalha Trajano.

Todo o mapeamento dos recursos hídricos e meteorológicos foram apresentados à Comissão da ALE

A coordenadora de recursos hídricos, Daniely Cunha Oliveira San’tAnna também esteve presente e apresentou as ações da Coordenadoria de Recursos Hídricos, responsável por manter a atualização dos dados desses recursos hídricos e meteorológicos do Estado. Os dados também são repassados para a Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO), a fim de que os agricultores tenham acesso às informações e possam planejar estrategicamente o plantio.

A Coordenadoria é responsável pelas outorgas para uso da água na região, ou seja, deixando que o produtor utilize a quantidade de água para determinada atividade que executa. No Estado, o que predomina é a prática de criação de gado, a bovinocultura. Com a liberação da dispensa de outorga, que abrange a maioria desses produtores, o Estado deu uma vazão grande de produção desta cultura.

“Nós observamos que, nesse período de pandemia, o que favoreceu a nossa economia foi o produtor rural, com o trabalho no campo. Essa é uma forma de mostrar a contribuição da Sedam no crescimento e desenvolvimento do Estado de forma sustentável”, concluiu.

Para o secretário adjunto da Sedam, coronel Dermagli Farias, este é um momento de suma importância em que o Estado apresenta ao Legislativo todo o trabalho que tem sido feito em função dos procedimentos necessários para a utilização correta da água. “Estamos mostrando esse trabalho à ALE e, após a conclusão, encaminharemos para a Agência Nacional de Águas (ANA), para que esta possa entender as ações que temos desenvolvido no Estado em prol dos recursos hídricos rondonienses. Nossa perspectiva é positiva, uma vez que este trabalho tem sido constante com as orientações do nosso governador, coronel Marcos Rocha”, destacou.

Todo o mapeamento dos recursos hídricos e meteorológicos foram apresentados à Comissão da ALE, que também obteve conhecimento das as áreas de atuação da Sedam e dos setores que são divididos dentro do Estado, o que demonstra a transparência do Governo de Rondônia à Casa de Leis e, também, a toda a população.

Fonte: Governo RO

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA