InícioRIO GRANDE DO SULSimpósio de Segurança de Barragens da Sema reúne especialistas do país

Simpósio de Segurança de Barragens da Sema reúne especialistas do país


Cerca de 300 pessoas, entre estudantes e técnicos, acompanharam, nesta sexta-feira (27/11), de forma on-line, o 1º Simpósio de Segurança de Barragens promovido pelo Departamento de Recursos Hídricos e Saneamento (DRHS) da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema).

O evento foi divido em painéis, reunindo especialistas de diferentes entidades que compartilharam experiências e projetos aplicados para a segurança das barragens. O objetivo foi ampliar a discussão e divulgar os avanços sobre o tema. O RS tem o maior número de barragens de usos múltiplos do país e atividades como essas são um requisito da Agência Nacional de Águas (ANA), por meio do programa Progestão.

“O evento é parte do nosso comprometimento com a ANA em realizar capacitações pelo RS, contribuindo para esclarecer e aprimorar o conhecimento das comunidades sobre segurança de barragens. Em 2020, realizamos alguns encontros presenciais, mas o cronograma foi adiado após a pandemia do novo coronavírus. Com o simpósio, convertemos dificuldade em oportunidade”, explica o analista geógrafo do DRHS, Luciano Cardone.

Entre os palestrantes estavam André Torres Petry, da ANA; Rafael Ervilha Caetano, da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel); Rodrigo Dutra e Sandro Carlos da Silva, da Defesa Civil; Francisco Marodin, coordenador do GT Segurança de Barragens da Sema; José Bernardino Botelho, do Comitê Brasileiro de Barragens; Éverton Luís Fonseca e Thainá Vieira Holz, da Associação dos Usuários do Perímetro de Irrigação do Arroio Duro; e Fabrício Souza de Souza, da Agência Nacional de Mineração (ANM).

Fomento para capacitação

O DRHS da Sema mantém contrato com a ANA, estabelecendo metas que devem ser cumpridas para o desenvolvimento e aprimoramento da gestão dos recursos hídricos no Estado. Cada desafio atingido soma pontos para o repasse de recursos. Em 2019, o RS alcançou 95% das metas propostas pelo programa.

Para o tenente-coronel da Defesa Civil do RS, Sandro Carlos da Silva, um evento como este é fundamental para integrar propostas de diferentes órgãos que atuam de forma conjunta: “Ficamos muito satisfeitos em contarmos com esse espaço de fala e troca. A segurança das barragens depende de muitos atores e precisamos pensar de forma coletiva”. 

Para 2021, a ideia é ampliar o número de participantes, integrando países vizinhos em um evento presencial com maior duração e visitas a barragens.

Segurança e políticas públicas

No ano passado, a Sema estruturou um Grupo de Trabalho (GT) para atuar na implantação da Política Nacional de Segurança de Barragens no RS. A proposta visa ampliar a segurança das barragens e conscientizar os empreendedores sobre a importância da manutenção e da regularização dos reservatórios por meio do Sistema de Outorga de Água do Rio Grande do Sul (Siout RS).

“Desde o início do GT até o momento, vistoriamos mais de 150 reservatórios espalhados pelo Estado, organizando uma série de tarefas para garantir qualidade e segurança. O grupo também divulga periodicamente relatórios sobre a situação dos reservatórios”, diz o coordenador do GT, Francisco Paulo Garcia.

Texto: Bárbara Corrêa/Ascom Sema
Edição: Secom

Fonte: Governo RS

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA