InícioRIO GRANDE DO SULSecretaria Estadual da Saúde apresenta projeto de um Hospital de Pronto Socorro...

Secretaria Estadual da Saúde apresenta projeto de um Hospital de Pronto Socorro em Pelotas


Elaborado pelo governo do Estado, o projeto para a construção de um Hospital de Pronto Socorro em Pelotas foi enviado ao Ministério da Saúde, em Brasília, nesta terça-feira (6/10). A proposta também foi apresentada pela secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, à bancada gaúcha no Congresso. O objetivo foi pleitear recursos de emendas parlamentares federais de 2021 para auxiliar na execução da obra e na compra de equipamentos.

“O HPS de Pelotas poderá ter condições de atender toda a região Sul do RS, beneficiando mais de 1 milhão de pessoas”, explicou Arita. O projeto foi alinhado no último dia 1º, durante visita do secretário executivo adjunto do Ministério da Saúde, Jorge Kormann.

Durante o encontro virtual com os parlamentares, foi apresentada outra prioridade da Secretaria da Saúde (SES), para a qual a secretária Arita pleiteou recursos de emendas parlamentares: suprir a carência de serviços de saúde de média complexidade que tiveram demandas reprimidas em consequência da Covid-19. “Estamos buscando ampliar o acesso ao Sistema Único de Saúde (SUS) na pós-pandemia”, ressaltou Arita.

O projeto inclui procedimentos ambulatoriais e serviços clínicos e cirúrgicos nas especialidades de ginecologia, cirurgia geral, gastroenterologia, otorrinolaringologia, oftalmologia (urgência e emergência e tratamento de catarata e deslocamento de retina), cirurgia vascular (tratamento de varizes), urologia e coloproctologia. Esses serviços foram apontados pela equipe técnica da SES como as maiores necessidades de saúde nas diferentes regiões do Estado e que atualmente há filas.

O deputado federal Giovani Cherini elogiou a forma como a Secretaria da Saúde conduziu os repasses de emendas parlamentares. “Estamos bem alinhados entre Executivo estadual e Legislativo, formando uma ótima parceria”, descreveu.

Emendas parlamentares federais

Entre 2019 e 2020, cerca de R$ 300 milhões foram repassados a hospitais e Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) do Rio Grande do Sul, referentes a emendas parlamentares federais, incluindo valores distribuídos para o combate à Covid-19.

Os recursos foram utilizados para oferecer pelo SUS mais de 84 mil consultas, 100 mil exames, 9,4 mil cirurgias, 10,5 mil outros procedimentos, pagamento de pessoal, reformas, compra de medicamentos e insumos, além do pagamento de outras despesas. Nas Apaes, os valores foram aplicados na execução de mais de 13,4 mil consultas, 120 exames, pagamento de pessoal, reformas e despesas gerais.

Texto: Ascom SES
Edição: Secom

Fonte: Governo RS

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA