InícioRIO GRANDE DO SULSecretária da Cultura participa de entrega da revitalização de futuro centro cultural...

Secretária da Cultura participa de entrega da revitalização de futuro centro cultural público em Taquara


A secretária da Cultura, Beatriz Araujo, esteve em Taquara na manhã desta sexta-feira (6/11) para a entrega da primeira etapa do projeto de revitalização da Casa Vidal, local que irá se tornar um centro cultural público. A solenidade da conclusão foi seguida de visita guiada ao prédio, tombado pelo município em 2012.

Com data de 1882, a Casa Vidal foi o segundo prédio em alvenaria construído em Taquara. Atualmente, é o mais antigo em pé na cidade. Tornou-se um dos pontos comerciais mais importantes da região com a venda de ferragens, tecidos e roupas. Em 2010, a empresa Sonae (atual Walmart), dona do imóvel à época, fez sua doação ao município.

casa vidal Taquara

A primeira parte da restauração, iniciada em 2018, inclui a revitalização do prédio e a readequação dos espaços para abrigar equipamentos culturais públicos, como o Arquivo Municipal, o Museu Municipal e a Biblioteca Pública. Também haverá ambientes para exposições e uma oficina de artes cênicas.

O projeto foi financiado pela Lei de Incentivo à Cultura (LIC), do governo do Estado. Na primeira etapa, o investimento foi de R$ 1.206.609,58. O restauro conta com a realização do município e o patrocínio de sete empresas. A previsão é que a próxima etapa seja finalizada em 2021, com investimento de R$ 1 milhão, ainda sujeito à aprovação pela LIC.

A secretária da Cultura, Beatriz Araujo, destacou o papel e a participação dos patrocinadores no projeto de revitalização. “Essa parceria preserva a memória da cidade e dos cidadãos. Certamente será um centro cultural efervescente. Como produtora cultural que sou, fico muito satisfeita em poder retomar minhas idas ao Rio Grande do Sul e estar em Taquara, hoje, para uma atividade dessa natureza. Tenham certeza de que o governo do Estado está disposto a investir em cultura, e eu quero voltar aqui para a segunda etapa das obras e ver esse centro, que será tão representativo para a comunidade, em pleno funcionamento.”

Texto: Ascom Sedac
Edição: Secom

Fonte: Governo RS

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA