Programa do governo estadual de seleção de profissionais para funções estratégicas na administração, o Qualifica RS chega à sua quinta edição com um novo processo para atuação na Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG). O profissional escolhido para o cargo de gerente de Projetos Estratégicos, função ligada à Assessoria Técnica, estará à frente do projeto de modernização das Centrais de Atendimento ao Cidadão, o Tudo Fácil.
A oportunidade está aberta a profissionais dos setores público e privado, e as inscrições tiveram início nesta segunda-feira (21/9) pelo site qualificars.rs.gov.br. Os candidatos serão selecionados após uma série de etapas, como análise de currículo, mapeamento de perfil e crenças, além de entrevista por competências e avaliações com especialistas nos temas do cargo a ser preenchido.
Além do anúncio da nova vaga para atuação no governo estadual, dois profissionais selecionados na quarta etapa do Qualifica RS foram divulgados nesta segunda-feira. Para a direção do Departamento de Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação (DGTIC/SPGG) foi escolhido o administrador Jeferson Rech Padilha, e para a chefia da Divisão de Planejamento de Recursos Humanos do Estado (DIRHU/SPGG) foi escolhida a administradora Renata Quinteiros Borba, servidora de carreira do Estado.
Os anúncios ocorreram em reunião virtual com as presenças da subsecretária de Gestão de Pessoas, Iracema Castelo Branco, da diretora de Recursos Humanos, Andrea Pasquini, do diretor-geral do Escritório de Desenvolvimento de Projetos, Hiparcio Stoffel – que atuou como entrevistador nesta edição – e demais participantes dessa edição.
A quarta etapa do Qualifica inclui ainda a seleção da nova direção da Escola de Educação Infantil do Centro Administrativo Fernando Ferrari (Esadi/Caff), bem como da coordenação pedagógica da instituição. Os escolhidos serão conhecidos ao longo do mês de outubro. Neste processo, a novidade ficou por conta da participação de avaliadores externos nas etapas de análise das competências comportamentais (liderança e engajamento, comunicação e gestão, inovação e resiliência) e também das competências técnicas específicas dos candidatos para cada vaga.
“O qualifica mais uma vez propiciou a oportunidade de valorizar lideranças técnicas por meio da análise de competências comportamentais e específicas do cargo, além disso, a participação dos entrevistadores externos estabelecem redes mútuas de parcerias que agregam muito valor público, pois estamos juntos selecionando líderes ao nosso Estado”, destacou a diretora de Recursos Humanos, Andrea Pasquini.
Parceria
O Qualifica RS surgiu a partir de uma cooperação técnica com a Fundação Lemann, representando uma aliança de organizações do terceiro setor, formada por Fundação Brava, Fundação Lemann, Instituto Humanize e Instituto República. No Rio Grande do Sul, já foram selecionados mais de 40 pessoas para postos de liderança, em especial nas áreas da educação, gestão de pessoas e patrimonial. Desde a segunda edição, o programa é desenvolvido por uma equipe interna do governo.
Texto: Vagner Benites/Ascom SPGG
Edição: Secom