A 13ª edição do projeto Diálogos Fepam, promovido pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), ocorreu na sexta-feira (28/8). Em transmissão ao vivo, a temática abordada foi Nossas Regionais, em que o chefe do Departamento de Gestão Descentralizada, Rafael Volquind, e os gerentes de cada regional puderam apresentar o trabalho realizado pelas oito unidades distribuídas pelo Estado.
Conforme a presidente da Fepam, Marjorie Kauffmann, a intenção do Diálogos é abrir espaço para que os gaúchos conheçam mais sobre a atuação da fundação, além de aproximar empreendedores e técnicos das equipes que contribuem para a gestão ambiental em cada região do Estado.
“As Regionais estão à frente de programas como o Qualiágua, com análise para qualidade da água e condições de balneabilidade. É muito importante que a sociedade conheça esse trabalho e veja que nosso foco é a entrega de um serviço qualificado”, destacou Marjorie.
A primeira gerência foi inaugurada em 2007 no município de Alegrete, com o objetivo de integrar a Fepam e a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema). Elas estão caracterizadas por regiões: Sul, Campanha, Central, Centro-Leste, Litoral Norte, Serra, Planalto e Noroeste.
Em 2018 foi criado o Departamento de Gestão Descentralizada que, conforme Volquind, promoveu mais autonomia às regionais, aproximando a Fepam de diferentes localidades gaúchas e minimizando a burocracia em serviços prestados.
Licenciamento e monitoramento
Entre as principais atividades das Gerências Regionais estão análises de processos de licenciamento ambiental; participação no programa Qualiágua em parceria com a Agência Nacional de Águas (ANA); atendimento ao público; fiscalização; atuação em atividades da Divisão de Fauna e da Divisão de Flora da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) e outras atividades com foco na proteção e no desenvolvimento sustentável.
Este ano, com o desafio proposto pela pandemia do novo coronavírus, as equipes seguiram trabalhando, obedecendo às regras propostas pelo modelo de distanciamento controlado e as bandeiras estabelecidas pelo governo do Estado para cada região.
“Os profissionais se revezaram em teletrabalho parcial, seguindo com suas atividades na análise de processos, emissões de pareceres, registro de constatações de infrações e elaboração de relatórios. As coletas de água do Qualiágua foram suspensas neste período de pandemia por recomendação da ANA”, esclarece Volquind.
Ao final da apresentação, o chefe do departamento respondeu as perguntas enviadas por quem acompanhava a transmissão ao vivo pela página da Fepam no Facebook. A troca de ideias pode ser conferida aqui.
Cidades e responsáveis de cada equipe:
• Campanha: Marco Tirelli (Alegrete) – atende a 17 municípios.
• Central: Luiz Alberto Mendonça (Santa Maria) – atende a 40 municípios.
• Centro-Leste: Rafael Volquind (Santa Cruz) – atende a 65 municípios.
• Litoral Norte: Caroline Moura (Tramandaí) – atende a 25 municípios.
• Noroeste: Elenir Dahmer Lima (Santa Rosa) – atende a 98 municípios.
• Planalto: Gustavo Trentini Barancelli (Passo Fundo) – atende a 112 municípios.
• Serra: Fabio La Falce Decorato (Caxias do sul) – atende a 63 municípios.
• Sul: Afrânio das Neves (Pelotas) – atende a 25 municípios.
Confira aqui os endereços e telefones das regionais.
Texto: Bárbara Corrêa/Ascom Sema
Edição: Secom