InícioRIO GRANDE DO SULPresos começam a chegar à nova penitenciária de Sapucaia do Sul

Presos começam a chegar à nova penitenciária de Sapucaia do Sul


.

Logo após a inauguração, a Penitenciária Estadual de Sapucaia do Sul (PESS), na Região Metropolitana de Porto Alegre, começou a receber presos. Os primeiros cumprirão quarentena obrigatória, devido à pandemia. “Tudo tem corrido da forma que foi estabelecido pelo nosso plano de ocupação”, afirma Rita Leonardi, a técnica superior penitenciária, com formação em psicologia, escolhida para dirigir a nova casa. A PESS foi inaugurada na sexta-feira (28/8).

No fim de semana foram recebidos os presos já com condenação, oriundos do complexo da Pecan, em Canoas, com perfil para exercer atividade laboral interna (cozinha, limpeza etc.). Até então, eram conduzidos diariamente para fazerem limpeza, manutenção e prepararem a alimentação dos servidores, entre outras atividades. No fim do expediente, retornavam ao complexo. Alguns deles foram selecionados e aceitaram a transferência definitiva para a PESS, onde seguem a exercer essas atividades. Os presos oriundos das delegacias começam a chegar nesta segunda-feira (31/8).

Secretário da Administração Penitenciária, Cesar Faccioli tem mantido contato permanente com a equipe responsável pela administração da nova casa prisional. “Estamos bastante satisfeitos com o andamento do processo de ocupação de Sapucaia. A própria opção por uma técnica com formação e conhecimento sobre tratamento penal indica nossa intenção de já olhar para o futuro, para o pós-pandemia”, explica Faccioli.

Ainda de acordo com o secretário, o plano de migração para a utilização da PESS como presídio convencional contará com parcerias de prefeituras e empresas privadas, voltadas ao estímulo ao trabalho prisional. “Mas investindo forte naquilo que chamamos de PPE ou Presença Plena do Estado. Mesmo com foco na ordem e disciplina, a nova casa já nascerá com o compromisso de expandir espaços de trabalho prisional e empregabilidade do egresso”, acrescenta Faccioli.

Realizada pela empresa Verdi Sistemas Construtivos, em troca do terreno do antigo Ginásio da Brigada Militar em Porto Alegre, a PESS foi o terceiro presídio viabilizado pelo Programa de Aproveitamento e Gestão dos Imóveis do Rio Grande do Sul, por meio de permuta e o segundo entregue no atual governo. Juntamente com o de Bento Gonçalves, já são mais de mil vagas novas.

Em um primeiro momento, devido à necessidade de criação de centrais regionais de triagem e isolamento nos estabelecimentos prisionais da Região Metropolitana, a PESS será utilizada como uma central de triagem, vinculada à área de competência da Vara de Execuções Criminais de Novo Hamburgo e Litoral Norte.

Texto: Antônio Bavaresco/Ascom Seapen
Edição: Secom

Fonte: Governo RS

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA