InícioRIO GRANDE DO SULOficina socioeducativa do Case NH já distribuiu cerca de 1,3 mil pães...

Oficina socioeducativa do Case NH já distribuiu cerca de 1,3 mil pães para a comunidade


Um projeto com função socioeducativa que busca estimular a empatia e solidariedade entre os socioeducandos. É assim que se consolida a oficina “Pão pra Casa”, criada pela equipe do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) Novo Hamburgo e que ajuda pessoas da comunidade com a distribuição de pães caseiros.

A iniciativa surgiu no início da pandemia do novo coronavírus em parceria com a Pastoral da Criança. Os adolescentes produzem 40 pães por semana e a pastoral os distribui na Vila Kipling para famílias já assistidas pela entidade. Desde o início do projeto, em abril de 2020, cerca de 1,3 mil pães de 800 gramas foram doados. “Muitos conhecem a realidade de quem recebe os pães”, explica a agente socioeducadora Adriana Flores Goulart.

A oficina “Pão pra Casa” oferece aos adolescentes a vivência e o conhecimento dos fundamentos do empreendedorismo, tendo sua dinâmica de funcionamento e organização inspirada em uma empresa. Para tanto, a unidade criou uma empresa fictícia chamada “Fênix”, realizando processos de seleção a partir dos currículos entregues pelos adolescentes com interesse em participar da oficina. Hoje, 12 adolescentes atuam no projeto.

logo pão pra casa CASE

“Os jovens aprendem na oficina sobre comportamento e mercado de trabalho, fazem currículo, entrevista e se vinculam. Parte deles assume a função de controlar a contabilidade da parcela de pães que é produzida para venda visando o custeio da doação. Além disso, são estimulados a ler livros sobre o tema”, afirma Adriana. 

A contabilidade da oficina utiliza uma versão estudante do software millenium. São criadas notas fiscais fictícias e todo o controle de estoque, bem como o lançamento das notas de compra de produtos para a oficina e as doações recebidas. Tudo é registrado e controlado pelos adolescentes designados para a função. “O vínculo dos adolescentes com o projeto é muito grande. Fora da unidade, muitas famílias são beneficiadas e a visão do trabalho realizado está diferente para parte da população que conhece o Pão pra Casa. Os adolescentes, ainda que privados de liberdade, sentem-se úteis e importantes”, reforça Adriana. 

Os jovens que participam do projeto reconhecem o aprendizado. “A oficina ampliou minha mente, ajudando o próximo eu consigo ver o mundo pelo lado bom. Tenho planos para o futuro, ser um empresário, ir pelo lado certo. A oficina me inspira a dar um passo melhor”, diz um dos participantes. 

O projeto do Case NH aceita doações de farinha, leite, fermento, açúcar e óleo.

Informações pelo telefone (51) 3524-2380.

Texto: Jéssica Brito/Ascom Fase
Edição: Patrícia Specht/Secom

Fonte: Governo RS

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA