Terça-Feira, 8 de Abril de 2025
InícioRIO GRANDE DO SULOficina socioeducativa do Case NH já distribuiu cerca de 1,3 mil pães...

Oficina socioeducativa do Case NH já distribuiu cerca de 1,3 mil pães para a comunidade


Um projeto com função socioeducativa que busca estimular a empatia e solidariedade entre os socioeducandos. É assim que se consolida a oficina “Pão pra Casa”, criada pela equipe do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) Novo Hamburgo e que ajuda pessoas da comunidade com a distribuição de pães caseiros.

A iniciativa surgiu no início da pandemia do novo coronavírus em parceria com a Pastoral da Criança. Os adolescentes produzem 40 pães por semana e a pastoral os distribui na Vila Kipling para famílias já assistidas pela entidade. Desde o início do projeto, em abril de 2020, cerca de 1,3 mil pães de 800 gramas foram doados. “Muitos conhecem a realidade de quem recebe os pães”, explica a agente socioeducadora Adriana Flores Goulart.

A oficina “Pão pra Casa” oferece aos adolescentes a vivência e o conhecimento dos fundamentos do empreendedorismo, tendo sua dinâmica de funcionamento e organização inspirada em uma empresa. Para tanto, a unidade criou uma empresa fictícia chamada “Fênix”, realizando processos de seleção a partir dos currículos entregues pelos adolescentes com interesse em participar da oficina. Hoje, 12 adolescentes atuam no projeto.

logo pão pra casa CASE

“Os jovens aprendem na oficina sobre comportamento e mercado de trabalho, fazem currículo, entrevista e se vinculam. Parte deles assume a função de controlar a contabilidade da parcela de pães que é produzida para venda visando o custeio da doação. Além disso, são estimulados a ler livros sobre o tema”, afirma Adriana. 

A contabilidade da oficina utiliza uma versão estudante do software millenium. São criadas notas fiscais fictícias e todo o controle de estoque, bem como o lançamento das notas de compra de produtos para a oficina e as doações recebidas. Tudo é registrado e controlado pelos adolescentes designados para a função. “O vínculo dos adolescentes com o projeto é muito grande. Fora da unidade, muitas famílias são beneficiadas e a visão do trabalho realizado está diferente para parte da população que conhece o Pão pra Casa. Os adolescentes, ainda que privados de liberdade, sentem-se úteis e importantes”, reforça Adriana. 

Os jovens que participam do projeto reconhecem o aprendizado. “A oficina ampliou minha mente, ajudando o próximo eu consigo ver o mundo pelo lado bom. Tenho planos para o futuro, ser um empresário, ir pelo lado certo. A oficina me inspira a dar um passo melhor”, diz um dos participantes. 

O projeto do Case NH aceita doações de farinha, leite, fermento, açúcar e óleo.

Informações pelo telefone (51) 3524-2380.

Texto: Jéssica Brito/Ascom Fase
Edição: Patrícia Specht/Secom

Fonte: Governo RS

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA