Entraram em funcionamento os primeiros cinco novos leitos de UTI adulto habilitados para atender pacientes graves da Covid-19 no Hospital de Caridade de São Jerônimo. Outros cinco leitos serão disponibilizados ainda neste mês de julho.
Para viabilizar a nova ala de UTI, a Secretaria da Saúde (SES) contou com a contribuição do projeto Todos pela Saúde, do Ministério da Saúde e de municípios da região.
A diretora do Departamento de Assistência Hospitalar e Ambulatorial da Secretaria da Saúde, Lisiane Fagundes, disse que a instalação dessas novas vagas foi possível “graças à união de esforços de várias esferas e setores”.
O Hospital de Caridade de São Jerônimo é uma instituição referência na região carbonífera. O diretor administrativo, João Batista Pozza, lembrou que esta é uma antiga reivindicação regional que já faz parte da história do hospital. “Com esses novos leitos, o nosso hospital ganha mais representatividade na rede hospitalar para o enfrentamento ao coronavírus no Estado”, avaliou.
O governo do Estado vem ampliando o número de leitos de UTI desde o início da pandemia. A rede hospitalar disponibilizava, inicialmente, 933 leitos de UTI pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e hoje já chega a 1.578 em funcionamento, conforme o mapa de leitos. Entre públicos e privados o RS tem 2.280 Leitos UTI adulto.
Texto: Ascom SES
Edição: Secom