Muito difundido entre os jovens atendidos pelo Programa de Oportunidades e Direitos (POD), o grafite mobiliza os Centros da Juventude (CJs) em intervenções que vão além da arte. Em Viamão, na sexta-feira (18/9), eles confeccionaram um mural com criações que serão impressas no formato lambe-lambe.
Os grafites, que tratam da prevenção ao Covid-19 e da importância de manter os cuidados contra o coronavírus, serão distribuídos na comunidade onde o centro está inserido. Além do CJ de Viamão, participaram da atividade os de Alvorada, Cruzeiro, Lomba do Pinheiro e Rubem Berta.
O pôster lambe-lambe é uma das linguagens da arte urbana contemporânea, assim como o sticker art. Por ter um baixo custo de produção, conseguiu rápida disseminação e está acessível para um universo grande de jovens do POD.
“É uma ação da Campanha #PODPelaVida, que visa destacar a expressão cultural produzida pelos jovens diariamente nos Centros da Juventude. É uma maneira de trazer brilho e esperança nesse momento difícil que enfrentamos”, destaca o consultor do POD em Viamão Ederson Ferreira, que coordenou o trabalho.
Texto: Maurício Tonetto/Ascom SJCDH
Edição: Secom