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Jovens do POD lançam clipe para conscientizar comunidades vulneráveis em momento crítica da pandemia


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Produzida a 40 mãos, a música tema da campanha #PODPelaVida foi lançada nesta segunda-feira (17/8) no canal do Programa de Oportunidades e Direitos (POD) no Youtube. O rap, que trata dos cuidados e da prevenção à Covid-19 em áreas de grande vulnerabilidade social na Região Metropolitana de Porto Alegre, visa conscientizar as comunidades no momento mais crítico da pandemia. As imagens e a edição do vídeo são dos jornalistas Maurício Tonetto, consultor do POD, e Jonathan Silva, da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH).

Ao todo, 20 jovens dos Centros da Juventude (CJs) Rubem Berta, Cruzeiro, Restinga, Lomba do Pinheiro, Viamão e Alvorada gravaram o clipe no estúdio do CJ Lomba do Pinheiro, sob a orientação do músico Rafa Rafuagi, que também é consultor do POD. No sábado (22/8), às 15h, a canção será exibida em uma live na TVE, que contará com a participação de jovens de todos os CJs que integram o POD.

“Foi um trabalho integrado e colaborativo, que respeitou todos os protocolos de segurança. Sem correr riscos, estamos levando informação e conhecimento com ritmo e poesia, dentro da linguagem das periferias”, afirma Rafa Rafuagi.

O lançamento do clipe coincide com a confirmação da campanha #PODPelaVida na final do prêmio Super-Heróis para o Desenvolvimento, entregue pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para projetos que enfrentam com sucesso os impactos da pandemia da Covid-19. O vencedor terá um encontro virtual público com a presidência do BID e receberá cursos com certificação edX (plataforma educacional on-line de Harvard e MIT).

“Essa música e a chegada na final do prêmio demonstram como funciona o POD, um programa tocado com várias forças, de maneira interdisciplinar, em que diferentes setores convergem com o objetivo de diminuir a violência e a mortalidade nos seis territórios dos CJs”, diz a coordenadora-geral do Escritório de Projetos da SJCDH, Carolina Motta Luce.

O diretor de Políticas para a Juventude do Rio Grande do Sul, Álvaro Lottermann, ressalta ainda que “num momento muito adverso, a solidariedade e o trabalho em equipe se impõem e permitem que os CJs não só permaneçam abertos, como tomem a dianteira em suas comunidades e produzam ações e conteúdos com grande impacto nas vidas de centenas de famílias”.

A campanha

Com a chegada da pandemia, os CJs tiveram de interromper suas grades curriculares, cursos e encontros presenciais com os cerca de 3 mil jovens atendidos nas seis estruturas existentes: Porto Alegre (Rubem Berta, Cruzeiro, Restinga e Lomba do Pinheiro), Alvorada e Viamão.

Os CJs recebem jovens de 15 a 24 anos em situação de grande vulnerabilidade social com atividades de prevenção à violência, formação profissional, cultura, esporte e lazer.

O Núcleo de Comunicação do POD-RS, juntamente com o Escritório de Projetos do POD e o Departamento de Juventude da SJCDH, criou a campanha #PODPelaVida, para mobilizar esses jovens no período da pandemia. Eles passaram a ter um papel ativo e ressignificaram os CJs, tornando os locais referências nas comunidades.

A campanha engaja, desde abril, os jovens com ações efetivas, como arrecadação e entrega de cestas básicas; produção de sabão, sabonete e detergente líquido; confecção de máscaras para doação; preparo e distribuição de refeições; produção de máscaras face shield e tubos de álcool gel, instalação de bancas para troca de alimentos por máscaras e divulgação de informações corretas contra as fake news.

Na segunda fase da campanha, em execução atualmente, houve o aumento da intersetorialidade das ações com os departamentos da SJCDH e a ênfase na disseminação de informações que reforcem a importância da prevenção no momento mais crítico da pandemia.

Clique aqui e veja o clipe

Texto: Ascom POD
Edição: Secom

Fonte: Governo RS

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