A pandemia de Covid-19 atinge seu patamar mais grave no Estado e conduz a rede hospitalar ao seu limite. O IPE Saúde empenha-se em assegurar assistência à saúde aos seus usuários, porém não tem ingerência sobre a capacidade de atendimento dos hospitais, que enfrentam, neste momento, utilização máxima.
Diante disso, o Sistema IPE Saúde alerta para a máxima importância dos cuidados preventivos: usar máscara, manter o isolamento social e utilizar álcool gel com frequência na higienização das mãos. A indisponibilidade de leitos na rede hospitalar, independentemente dos esforços institucionais, pode levar os usuários a ficar sem atendimento.
Na sexta-feira (11/12), pela primeira vez, o Estado apresentou regiões em bandeira preta no mapa preliminar – Bagé e Pelotas. A bandeira preta é a restrição máxima prevista pelo modelo de Distanciamento Controlado, e significa que tanto a capacidade hospitalar como o contágio por coronavírus alcançaram níveis críticos na região.
Houve aumento em quase todos os indicadores monitorados pela equipe do Distanciamento Controlado. Foi registrada elevação, nos últimos sete dias, de 14% nas hospitalizações por Covid-19 (de 1.174 para 1.338 casos), que alcançou o maior número desde o início do monitoramento.
• Clique aqui e acesse o site do governo Estado com o acompanhamento sobre a pandemia no RS.
Texto: Ascom IPE Saúde
Edição: Secom