InícioRIO GRANDE DO SULInstituto Chico Mendes reconhece como patrimônio natural área do Corredor Ecológico da...

Instituto Chico Mendes reconhece como patrimônio natural área do Corredor Ecológico da Quarta Colônia, em Itaara


O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) reconheceu mais uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) criada no Corredor Ecológico da Quarta Colônia. Localizada no município de Itaara, a RPPN Solar das Borboletas é a segunda na região. A primeira a ser reconhecida, desta vez pela Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), foi a RPPN Fundação Mo’ã, em 2015.

As Reservas Particulares do Patrimônio Natural integram uma categoria das Unidades de Conservação (UC), porém são de domínio privado. Para sua criação, o proprietário de uma área com potencial para preservação da natureza precisa manifestar sua intenção de conservar o ambiente natural. A partir disso, são realizadas vistorias técnicas de um dos órgãos ambientais, podendo ser federal (ICMBio), estadual (Sema) ou municipal, realizando o registro desse compromisso.

Para a criação da Reserva Solar das Borboletas, a propriedade destinou 1,4 ha coberto com floresta. Entre as atividades promovidas no local, que incentivam a preservação, estão trilhas de educação ambiental e turismo ecológico. A proprietária da área também articula encontros de estudos e de lazer, a fim de estimular o contato com a natureza.

Assim como as demais categorias de UCs, as Reservas Particulares do Patrimônio Natural contribuem diretamente com a proteção da biodiversidade de biomas nativos. Além disso, possibilitam a ação conjunta entre as iniciativa pública e privada, atuando em benefício da preservação ambiental.

Entenda

Os Corredores Ecológicos são porções de ecossistemas naturais ou seminaturais que ligam unidades de conservação e facilitam a dispersão de espécies e a colonização de áreas degradadas. Eles auxiliam na conservação de ecossistemas e da biodiversidade, e na manutenção de populações de espécies de flora e fauna.

Promovem ainda a geração de renda por meio do uso sustentável dos recursos naturais, integrando os processos culturais e socioeconômicos à gestão ambiental e à manutenção da qualidade ambiental e do bem estar das populações.

O Corredor Ecológico da Quarta Colônia está localizado na região da Quarta Colônia Italiana do Estado, que compreende nove municípios: Agudo, Dona Francisca, Faxinal do Soturno, Ivorá, Nova Palma, Pinhal Grande, Restinga Seca, São João do Polêsine e Silveira Martins. Também contempla Santa Maria e Itaara.

Texto: Ascom Sema
Edição: Secom

Fonte: Governo RS

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA