Responsável pelas relações bilaterais entre os Estados Unidos e o Rio Grande do Sul, o Consulado dos Estados Unidos em Porto Alegre tem um novo cônsul-geral. Há três semanas no posto que estava a diplomata Julia Harlan, Shane Christensen se reuniu com o governador Eduardo Leite na manhã desta sexta-feira (14/8) por videoconferência.
Leite expôs a agenda de governo que vem implementando no Estado desde o ano passado, como as reformas administrativa, previdenciária e tributária, que está em curso na Assembleia Legislativa, as privatizações, concessões e parcerias público-privadas (PPPs), entre outras ações que buscam equilíbrio fiscal e dar competitividade ao RS.
Além disso, explicou as ações que vem sendo tomadas no enfrentamento ao coronavírus e as medidas planejadas para o pós-pandemia. “Temos uma agenda muito clara de governo e não a deixamos de lado embora, claro, tivemos e estamos dando prioridade para contornar a crise sanitária sem colapsar o sistema de saúde. Temos tidos bons resultados e estamos confiantes de que logo iremos poder retomar com mais força as ações de desenvolvimento do nosso Estado”, afirmou o governador.
Christensen disse que a missão do consulado é apoiar essas iniciativas locais e buscar o engajamento com gaúchos e catarinenses como parte dos esforços contínuos dos Estados Unidos para fortalecer as relações bilaterais, promover o investimento e o comércio exterior, fomentar o intercâmbio educacional, cultural e tecnológico e promover o desenvolvimento econômico.
“Queremos desenvolver um plano estratégico para ampliar os laços entre os EUA e o RS, principalmente em termos comerciais e de investimentos bilaterais. O seu Estado é um dos nossos focos de interesse, principalmente no setor agrícola e de tecnologia”, afirmou o cônsul-geral.
Natural de Huntington Beach, na Califórnia, o novo representante do governo americano na capital gaúcha é funcionário do Departamento de Estado americano há 20 anos. Foi conselheiro político da embaixada dos Estados Unidos em Havana (Cuba) e trabalhou na missão na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), em Paris, entre 2010 e 2013. Além disso, foi assistente executivo da missão dos EUA nas Nações Unidas, em Nova York.
“Aguardamos a oportunidade estarmos pessoalmente juntos para trabalharmos em favor das melhores relações entre os EUA e o RS. E, claro, seja bem-vindo ao Rio Grande do Sul”, concluiu o governador.
Texto: Vanessa Kannenberg
Edição: Marcelo Flach/Secom