InícioRIO GRANDE DO SULFase e Famurs promovem live para debater o fomento de políticas públicas...

Fase e Famurs promovem live para debater o fomento de políticas públicas para crianças e adolescentes


A Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fase) e a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) realizam na próxima quinta-feira (8/10), às 14h, uma live com transmissão pelo Facebook das duas instituições (www.facebook.com/paginadafase e www.facebook.com/Famurs) para debater a intersetorialidade como instrumento estratégico na ressocialização de jovens em conflito com a lei e o fomento das políticas públicas para crianças e adolescentes.

A live terá como painelistas o presidente da Fase, Antônio Carlos Rocha Almeida, o presidente da Famurs, Maneco Hassen, o secretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), Mauro Hauschild, e a Coordenadora-Geral do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Giselle da Silva Cyrillo. A mediação será conduzida pela advogada da Fase, Cláudia Patel, e pela coordenadora de Educação da Famurs, Juçara Dutra Vieira.

A intersetorialidade é compreendida como o instrumento estratégico de articulação de ações conjuntas direcionadas ao desenvolvimento de uma política de atendimento integrada. Fomentar ações intersetoriais junto aos municípios é trabalhar na busca por níveis superiores de ressocialização de jovens em cumprimento de medidas socioeducativas.

“A parceria da Fase e Famurs possibilita a divulgação e o entendimento do papel de ambas instituições na realização de políticas públicas para a juventude. Como ex-prefeito, acredito que a maioria dos prefeitos não conhece a Fase, e só conhecerá no momento em que um adolescente é encaminhado para cumprir medida socioeducativa. Precisamos trabalhar na prevenção, socialização e ressocialização dos jovens, e só existe uma forma de retirar esse jovem do mundo do crime, e é por meio da educação e da oportunidade de trabalho, respeitando os direitos expressos no Estatuto da Criança e Adolescente (ECA)”, afirma Almeida.  

Para o presidente da Famurs e prefeito de Taquari, Maneco Hassen, o evento proporcionará um espaço para que os gestores municipais possam repensar as políticas públicas voltadas aos jovens.

“É muito importante um espaço para dialogar sobre ações e iniciativas que viabilizem que crianças e adolescentes tenham a oportunidade de crescer saudáveis com educação, saúde, cultura e proteção. Para que eles possam conviver com seus familiares e sua comunidade. É um olhar de prevenção para que os vínculos de pertencimento estejam sempre presentes. Por outro lado, para os jovens que não tiveram esse olhar, esse cuidado, que seja também lhes dada a chance de crescer e de acreditar em si. A força está nas oportunidades e as políticas públicas precisam trabalhar integradas para terem esse alcance”, justificou Maneco.

Representante do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos, a coordenadora-geral do Sinase, Giselle Cyrillo, trará informações sobre a captação de recursos para o desenvolvimento de projetos na área. O secretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Mauro Hauschild, falará do Programa de Oportunidades e Direitos (POD).

Texto: Jéssica Britto da Silva/Ascom Fase
Edição: Secom

Fonte: Governo RS

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA