InícioRIO GRANDE DO SULEncontro debate ações para agenda do clima financiadas pela União Europeia

Encontro debate ações para agenda do clima financiadas pela União Europeia


Representantes da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) e da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) participaram nesta quinta-feira (7/1) de uma reunião para avaliar a participação no projeto Strategic Partnerships for the Implementation of the Paris Agreement (SPIPA). A iniciativa da União Europeia (UE) tem o objetivo de implementar ações para o fortalecimento da agenda climática junto aos Estados.

O encontro foi o primeiro relacionado ao Acordo de Paris e abre possibilidade para que o Rio Grande do Sul siga desenvolvendo iniciativas para reduzir as mudanças climáticas. Durante a reunião, foram apresentados alguns dos projetos em andamento na área ambiental do Estado, como o Campos do Sul e o Revitalização de Bacias Hidrográficas.

Para o secretário da Sema, Artur Lemos Júnior, a oportunidade abre portas para prosseguir o trabalho desenvolvido pela atual gestão. “Em 2020, a agenda climática esteve em foco na secretaria. Essa reunião traz uma grande possibilidade de desenvolver novas ações, sustentáveis e de combate às mudanças climáticas, que dialoguem com o grande potencial que o nosso Estado possui”, reforçou o secretário.

O projeto, financiado pela UE e que recebe apoio do Ministério de Meio Ambiente da Alemanha (BMU), tem três metas principais: facilitar o diálogo e a adoção de boas práticas, avançar com investimentos e inovação para atingir os objetivos do Acordo de Paris, bem como contribuir para a sensibilização da sociedade quanto aos desafios e oportunidades. No Brasil, um dos parceiros é o Centro Brasil no Clima (CBC). A próxima etapa está em andamento e consiste na elaboração de dados e propostas que serão apresentadas em reunião junto à União Europeia, que irá analisar as iniciativas de outros Estados.

Esse é mais um passo do RS em ações que promovem a redução da emissão de gases de efeito estufa na atmosfera. No ano passado, a Sema criou um Grupo de Trabalho para atuar na agenda climática e se tornou parceira do CBC para a construção de projetos e troca de conhecimento na área.

Além do secretário Artur, participaram da reunião o secretário adjunto, Paulo Pereira, o procurador do Estado, Juliano Heinen, o diretor-geral da Sema, Marcelo Spilki,  o coordenador da Assessoria Técnica, Guilherme de Souza, e a presidente da Fepam, Marjorie Kauffmann. Representando o projeto SPIPA, esteve presente a mediadora Thais Kasecker.

Texto: Ascom Fepam e Sema
Edição: Secom

Fonte: Governo RS

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA