A Secretaria de Obras e Habitação (SOP) iniciou nesta terça-feira (8/9) uma série de encontros com as prefeituras contempladas pelo anúncio do governo do Estado que prevê ações para amenizar os efeitos da estiagem. Na pauta, os trâmites para a liberação de R$ 10 milhões do Palácio Piratini para a perfuração de 50 poços e para a contratação de horas-máquinas em 53 municípios.
“A SOP está colhendo a documentação com as prefeituras. Tão logo vençamos essa etapa, o governo do Estado repassará os valores aos municípios”, disse o secretário José Stédile. No total, serão R$ 55,1 milhões para a realização dos serviços que também incluem a construção de açudes.
Os recursos totais resultam de ação conjunta entre o governo do Estado, a bancada federal gaúcha, a Assembleia Legislativa e o governo federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional. “Todos os municípios com decreto de emergência reconhecido pela Defesa Civil terão, no mínimo, um poço, 102 terão dez açudes e outros 53 municípios receberão recursos para contratação de horas-máquina”, informou Stédile.
O encontro desta terça (8/9) foi liderado pelo diretor de Poços e Redes da SOP, Luiz Henrique Feijó. “Na primeira reunião, recebemos 30 prefeituras com o objetivo de estreitar o relacionamento institucional”, disse o titular do DPR.
Além da SOP, o Plano de Enfrentamento à Estiagem do governo do Estado é liderado pelas secretarias da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural; Planejamento, Governança e Gestão e pela Defesa Civil.
Também representaram a SOP na reunião virtual a diretora do Departamento Jurídico da SOP, Claudia Brito, e a assessora do DPR, Carla Carbonell.
Texto: Saul Teixeira/Ascom SOP
Edição: Secom