O governo do Estado segue trabalhando em ações para combater a pandemia do coronavírus. Confira as medidas anunciadas na terça-feira (21/7).
Em visita ao Estado, ministro Pazuello anuncia envio de cem respiradores
Em visita ao Rio Grande do Sul nesta terça-feira (21/7), o ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello, anunciou o envio de mais cem respiradores ao Estado. A nova remessa se soma aos 535 aparelhos já entregues pelo Ministério da Saúde – 372 beira-leito e 163 de transporte. Além dos respiradores, o Ministério da Saúde confirmou o envio de um extrator, utilizado para a realização automatizada de exames RT-PCR. O equipamento chegará, nos próximos dez dias, ao Laboratório Central do Estado (Lacen) e ampliará a capacidade de testagem do laboratório em até 2,5 vezes: passará de cerca de 400 testes diários para aproximadamente mil.
Governo e Famurs discutem gestão compartilhada do modelo de Distanciamento Controlado
O governador Eduardo Leite se reuniu, na tarde desta terça-feira (21/7), por videoconferência, com prefeitos e representantes da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) e de associações regionais de municípios para debater a possibilidade de ampliar a participação delas na gestão do modelo de Distanciamento Controlado. O encontro culminou na elaboração de uma nota conjunta, entre governo do Estado e Famurs, que deixa clara a intenção de estabelecer, com diálogo, esse processo de gestão compartilhada.
Na sua primeira fase, modelo de distanciamento evitou o colapso nos serviços de saúde, destaca Leany
O modelo de Distanciamento Controlado – que indica protocolos e critérios específicos para diferentes atividades como medida de enfrentamento da Covid-19 e está perto de completar três meses – teve como principal mérito manter o Rio Grande do Sul entre as menores taxas de óbito do país, ao mesmo tempo que conseguiu atenuar os impactos sobre setores econômicos. A avaliação é da coordenadora do Comitê de Dados do governo, Leany Lemos, durante participação nesta terça-feira (21/7) de uma live organizada pela Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil).
Hospital de Guaíba é inaugurado com 40 novos leitos
O Hospital Berço Farroupilha, em Guaíba, foi inaugurado na tarde desta terça-feira (21/7) com a presença da secretária da Saúde, Arita Bergmann, e do prefeito da cidade, José Sperotto. O novo espaço conta com dez leitos de unidade de tratamento intensivo (UTI) e 30 leitos clínicos. Neste momento de pandemia, todos serão destinados ao atendimento de pacientes com Covid-19. O novo hospital será 100% SUS e oferecerá serviços de baixa e média complexidade. Os repasses mensais serão nos valores de R$ 385 mil do governo do Estado, mais R$ 480 mil para custeio dos leitos de UTI até a habilitação pelo Ministério da Saúde. O hospital fica localizado na avenida São Paulo, 800, bairro Parque 35, na região central da cidade. O nome do hospital, Berço Farroupilha, é alusivo à Revolução Farroupilha, que teve seu início planejado no município de Guaíba, em 20 de setembro de 1835.
Texto e edição: Secom