InícioRIO GRANDE DO SULAtendimento digital melhora tempo de resposta aos usuários do IPE Saúde

Atendimento digital melhora tempo de resposta aos usuários do IPE Saúde


Os dois principais canais digitais do IPE Saúde, que acumulavam quase 5 mil solicitações pendentes e levavam até 45 dias para responder aos usuários no mês de maio, chegam ao final do ano com retornos na mesma data ou em até cinco dias, conforme a solicitação.

Diariamente, cerca de 700 novas demandas chegam ao instituto por meio de formulários do site. Dessas, cerca de 60% correspondem a atendimentos que, agora, contam com pronto retorno ao usuário. São pedidos de habilitação de segurado e dependentes, desligamento, inclusão e reingresso de PAC, Pames e solicitações diversas. Pedidos de reembolso e autorização prévia de procedimentos, contudo, podem demandar um tempo maior de resposta.

A pandemia do coronavírus trouxe desafios para todos e a necessidade de adaptar a prestação de serviços. Assim como outras instituições, o IPE Saúde suspendeu o atendimento presencial em março. A instituição precisou modificar rapidamente processos para manter a assistência aos usuários: foram adaptações na estrutura de tecnologia, nas rotinas administrativas, treinamento de servidores e desenvolvimento de novas soluções.

Somou-se a isso o fato de que as necessidades dos segurados aumentaram significativamente no contexto em questão, o que fez com que, em maio, o acúmulo de solicitações chegasse ao mais alto patamar e gerasse atrasos de cerca de um mês nas respostas.

“Houve um grande esforço dos servidores para que pudéssemos dar conta de toda essa demanda em um cenário tão complexo. A ideia é que possamos aprimorar e oferecer novas soluções que agilizem e tornem os serviços digitais ainda mais acessíveis aos usuários”, afirma o diretor de Relacionamento com Segurados, Paulo Ricardo Gnoatto.

Uma das medidas previstas para 2021 é a implantação de uma central que permitirá o acompanhamento das solicitações pelos usuários de forma transparente e o monitoramento dos processos internos.

Atualmente, todos os serviços podem ser solicitados através do site do IPE Saúde, no item Atendimento Digital. Para auxiliar os usuários a encontrar os serviços no site, o instituto lançou também a Cartilha do Segurado IPE Saúde, que apresenta temas em tópicos, com ilustrações e links que direcionam para o local adequado no site.

Texto: Raquel Schneider/Ascom IPE Saúde
Edição: Secom

Fonte: Governo RS

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA