A 15ª Mostra de Pesquisa do Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul (Apers) começa nesta segunda-feira (28/9) e segue até quarta (30/9), sempre das 14h às 18h. Devido às limitações impostas pela pandemia, o evento será online, com transmissão pela página do Facebook da instituição (facebook.com/ArquivoPublicoRS).
São dezenove trabalhos, distribuídos em seis mesas temáticas, além de uma palestra de abertura – No refluxo dos retornados: Custódio Joaquim de Almeida, o príncipe africano de Porto Alegre – com os historiadores Jovani de Souza Scherer e Rodrigo de Azevedo Weimer – e de três pôsteres, cuja visualização já está disponível no site do Apers.
São pesquisas científicas da área das Ciências Humanas que têm como fio condutor o uso de fontes primárias documentais arquivísticas ou de documentação salvaguardada em demais instituições de memória. O evento, que ocorre desde 2003 e que atualmente é bianual, teve em 2020 sua Comissão de Seleção e Organização composta por representantes do Apers, da Associação Nacional de História – Seção Rio Grande do Sul (ANPUH-RS), da Associação de Arquivistas do Rio Grande do Sul (AARS) e da Associação de Amigos do Apers (AAAP-RS).
Haverá emissão de certificado de participação para ouvintes mediante preenchimento de formulário de check-in na live, sendo um evento gratuito. Mais informações pelo e-mail mostradepesquisa@planejamento.rs.gov.br
• Clique aqui e acesse a programação da 15ª Mostra de Pesquisa do Arquivo Público.
• Clique e aqui e acesso materiais das edições anteriores.
Texto: Anelise Rublescki/Ascom SPGG/Apers
Edição: Secom