O governador Eduardo Leite e o vice-governador e secretário da Segurança Pública, delegado Ranolfo Vieira Júnior, receberam na tarde desta quarta-feira (16/12) o convite para a formatura do Curso Básico de Formação Policial Militar, que marcará o ingresso no efetivo de 861 novos soldados da Brigada Militar.
A solenidade ocorre, dia 21/12, às 9h, de forma simultânea em sete polos de ensino pelo Estado. Na capital, será no estádio da Academia de Polícia Militar, com 172 formandos. Em razão dos protocolos de prevenção contra Covid-19, a presença terá de ser restrita a autoridades e alunos-soldados. Familiares e o público em geral poderão acompanhar pela internet, em transmissão ao vivo.
Estiveram no Palácio Piratini para realizar a entrega do convite o presidente da comissão de formatura, aluno-soldado Marciano Garlet Pelegrin, e a vice-presidente, aluna-soldado Anelize Badke. Acompanharam a visita o diretor interino de Ensino da BM, tenente-coronel Marcus Vinicius Gonçalves Oliveira, e o Comandante da Escola de Formação e Especialização de Soldados/Porto Alegre (Esfes-POA), major Endrigo Silva Silveira.
“Tenho o compromisso de continuar fazendo a reposição do efetivo da Brigada Militar, e espero que possamos ter condições financeiras para isso. Valorizamos muito as ações da BM, que culminam na redução dos indicadores de criminalidade no nosso Estado, e a contribuição de cada um dos soldados no combate à violência”, disse o governador Leite.
O vice Ranolfo garantiu a presença no evento da próxima segunda-feira. “Também sou agente da segurança pública e faço questão de prestigiar este momento, no qual homens e mulheres assumem a missão extremamente relevante de serem a força da comunidade”, lembrou.
A turma de 861 soldados iniciou o curso de formação em maio – a previsão inicial era março, mas houve necessidade de adiamento em razão da pandemia. Desde o processo de inclusão, a Brigada Militar adotou todos os cuidados necessários para garantir a segurança de alunos e instrutores e evitar a contaminação pelo novo coronavírus. O Departamento de Ensino, na capital, montou uma estrutura especial no ginásio do local para recepcionar os aprovados sem aglomeração e mantendo o distanciamento social.
Ao longo do curso, a instituição montou rigoroso protocolo sanitário de controle e prevenção para evitar a disseminação da Covid-19. Além da distribuição de equipamentos de proteção individual (EPIs) e preparação especial de salas de aula, todos realizaram testes para detecção da doença antes de iniciar o curso. Houve ainda monitoramento constante ao longo de todo o período para acompanhar aqueles que apresentassem sintomas, com o devido afastamento preventivo, mas sem prejuízo a formação.
Com a formatura dessa turma, a BM cumpre o cronograma apresentado pelo governo em novembro de 2019. Somado a esse contingente de 861 soldados, caso se mantenham as condições fiscais do Estado, estão previstos outros ingressos em 2021 e 2022, totalizando 2.776 novos servidores para a corporação.
Texto: Carlos Ismael Moreira/Ascom SSP
Edição: Marcelo Flach/Secom