A segunda live do projeto “Gestão Pública em Pauta”, realizada nesta terça-feira (21), trouxe como convidada a professora formadora do Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy (Ifesp), Regina Lúcia Alves Costa, que falou sobre o tema “O Crescimento da Educação a Distância no Contexto Atual”. O projeto é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Administração (Sead), por meio da Escola de Governo (EGRN), e tem como objetivo promover discussões acerca de assuntos relacionados à gestão pública. As transmissões ocorrem semanalmente no perfil do Instagram da Sead.
No bate-papo, mediado por Selma Batista, coordenadora pedagógica da EGRN, a professora Regina Lúcia falou sobre quais são os desafios e as tendências da educação a distância (EaD) para o futuro. Ela destacou que a modalidade EaD já vinha avançando no Brasil, mas que a pandemia de Covid-19 acelerou ainda mais esse processo, em função do distanciamento social estabelecido como forma de prevenção do contágio da doença. Nesse contexto atual, a educação a distância se consolidou como uma alternativa de se dar continuidade às atividades de formação e capacitação, agora percebida como educação remota emergencial, uma vez que não houve muito tempo para planejamento.
“Nós estamos agora com a uma grande oportunidade de levar ou oportunizar mais educação para a população. O principal desafio da EaD é ligado ao acesso à tecnologia. Não podemos esquecer que no Brasil esse é o grande desafio”, pontuou a professora, complementando que é preciso ainda desconstruir preconceitos com o ensino remoto, tido muitas vezes como algo em que não há comprometimento ou que é feito de qualquer jeito.
Para Regina Lúcia, que possui MBA/Executivo em Gestão Pública e é também especialista em Tecnologias na Educação e mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRN, o foco da EaD deve ser na aprendizagem do aluno. Citando o exemplo da EGRN, ela ressaltou a questão da instituição conhecer as necessidades do seu público. “Nessa modalidade a distância, antes de ser estudante, ele vai ser trabalhador. Por isso, temos que entender esse estudante para que o estudo se torne agradável. Quais recursos e estratégias devem ser adotados para que o servidor se envolva nesse aprendizagem?”, provocou.
A professora formadora do Ifesp destacou que as instituições de ensino devem planejar, fazer o diagnóstico do seu público e oferecer cursos cada vez mais personalizados. “Educação a distância dá mais trabalho se comparada com a modalidade presencial, pois precisa de internet, uma plataforma responsiva, um layout atraente. Se não for bem planejada, a EaD pode ser uma modalidade solitária, então tem que existir uma interatividade ativa do professor ou do tutor para conversar com o aluno. É fundamental que a instituição entenda esse aluno, para que não haja a desistência”.
De acordo com Selma Batista, é preciso também disciplina por parte dos alunos. “De certa forma, essa pandemia nos ensinou muita coisa, inclusive a organizar o nosso horário de trabalho, de estudo. Com disciplina, conseguimos aproveitar melhor o nosso tempo”.
Por causa da pandemia do novo coronavírus, as pedagogas acreditam que a educação a distância vai ser cada vez mais empregada no tocante à formação e capacitação dos agentes públicos. Segundo Regina Lúcia, a EaD vai favorecer ainda mais o propósito da Escola de Governo, que é capacitar os servidores públicos do RN para a otimização de suas competências. “A modalidade vai permitir ampliar o oferecimento de cursos. Com a potencialidade das tecnologias, a EGRN vai favorecer muito nas salas de aula on-line. É preciso pensar em parcerias para atender os polos em todo o estado, a fim de oferecer uma modalidade mais responsiva”, finalizou.
Gestão Pública em Pauta
O projeto de lives tem como objetivo fomentar debates no campo do serviço público ao mesmo tempo em que visa estimular as pessoas a cultivarem o hábito da aprendizagem online. Semanalmente, com transmissões sempre nas terças-feiras, às 10h30, no perfil do Instagram da Sead, um ou dois profissionais são convidados para compartilhar conhecimentos sobre temas diversos relacionados à gestão pública. Os espectadores podem avaliar a qualidade do debate por meio de um questionário online disponibilizado pelo Departamento de Capacitação da EGRN ao final das transmissões.