InícioRIO GRANDE DO NORTESead disponibiliza certificados de participação dos encontros virtuais

Sead disponibiliza certificados de participação dos encontros virtuais


.

A Secretaria de Estado da Administração (Sead), por meio da Escola de Governo (EGRN), disponibilizou nesta terça-feira (21) os certificados de participação aos pesquisadores que acompanharam o projeto “Encontros Virtuais”, realizado entre maio e junho deste ano. Os participantes devem acessar o link abaixo para ter acesso à sua certificação. Caso algum pesquisador queira resolver alguma pendência na documentação, basta entrar em contato com o Departamento de Capacitação da EGRN através do e-mail egov.rgn@gmail.com.

Certificados: https://drive.google.com/drive/u/1/folders/1aWV8bHBUN5LjVOI5F0vm8TzkGxgsAATm

Ao longo de seis semanas, o projeto “Encontros Virtuais” fomentou discussões em torno do tema central “Modernização da Gestão Administrativa e Inovação”. A série de reuniões online teve a parceria da Fundação de Apoio à Pesquisa do Rio Grande do Norte (Fapern) e reuniu centenas de professores, pesquisadores e estudantes para debater as temáticas propostas a cada semana. 

Os links com as gravações de cada edição dos encontros também foram disponibilizados. Os interessados podem acessar as transmissões gravadas por meio do endereço a seguir:

Gravações: https://drive.google.com/drive/folders/1eIx82DWJJDhHAr5UuF_bcSyEP00vdBCb?usp=sharing 

Relembrando as edições dos encontros virtuais

#1 Projetos de Pesquisa e Projeto de Inovação 
O primeiro encontro da série foi iniciado no dia 27 de maio com a participação do presidente da Fapern, professor Gilton Sampaio, que tratou sobre o tema “Projetos de Pesquisa e Projeto de Inovação na Promoção do Desenvolvimento Social e Econômico do RN”. Segundo ele, inovar é buscar saídas para um problema e o desenvolvimento com inovação numa instituição pública é melhorar a vida do outro, do cidadão. “É nos momentos mais difíceis que sai de você o melhor. Sejamos essencialmente humanos e o que é mais humano do que nossa capacidade de nos adaptar às diferentes situações?”, contribuiu.

#2 Ética na Pesquisa Científica
No dia 03 de junho, a professora doutora Sheyla Fontenele (UERN) e a filósofa mestre Rejane Oliveira falaram sobre “Ética no Âmbito da Pesquisa Científica”. As discussões trataram da importância das pesquisas científicas serem executadas de acordo com os padrões éticos. “Vemos cada vez mais um discurso diferente do outro, e o quão ético são essas opiniões?”, instigou Rejane.

#3 Plágio e Autoria
No terceiro encontro foi debatido o tema “Plágio e Autoria na Produção Científica” com a participação do professor doutor (UERN), Cezinaldo Bessa. Realizado em 10 de junho, Bessa citou trechos das obras de Michel Schneider, Denise Terra e Marcelo Krokoscz e suscitou motivos que levam o pesquisador a cometer plágio. “Acredito em certas ações de combate ao plágio como promover debates sobre má-conduta; descontruir certos discursos sobre plágio; e educar estudantes e jovens pesquisadores ensinando o uso de fontes e referências”, disse.

#4 Tecnologias Aplicadas
O quarto encontro debateu as “Tecnologias Aplicadas à Pesquisa”, com o professor adjunto no Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), Miguel Dias, mestre em Comportamento Organizacional e doutor em Educação. A apresentação realizada no dia 17 de junho foi recheada de exemplos práticos que podem auxiliar nos trabalhos de pesquisa. Aplicativos, ferramentas online e sites fazem parte da lista apresentada por Dias de tecnologias que podem auxiliar a pesquisa bibliográfica, gestão e organização, coleta e tratamento de dados, e também na divulgação dos resultados das pesquisas.

#5 Criatividade e Subjetividade
No dia 24 de junho, o assunto em pauta foi “Criatividade e Subjetividade na Pesquisa Qualitativa” e a convidada da vez foi a professora doutora Keutre Soares, docente permanente do Departamento de Educação, do Campus Avançado de Pau dos Ferros da UERN. O foco da apresentação foi o estudo da criatividade e da subjetividade a partir da Epistemologia Qualitativa, que é uma proposta metodológica dentro da abordagem qualitativa. Segundo Keutre, a criatividade é vista como uma expressão da subjetividade. “Muitos consideram a criatividade um dom ou apenas quando se tem uma ideia inédita, mas no campo da pesquisa os especialistas encaram a criatividade como uma expressão da subjetividade”, definiu.

#6 Desafios para a Ciência
No dia 1º de julho, a última edição da série tratou do tema “Desafios para a Ciência na Contemporaneidade” e teve como convidados os professores doutores Ciclene Silva e Allan Souza, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). A apresentação dos docentes se baseou principalmente no trabalho do professor doutor português Boaventura Sousa Santos que, entre outros pensamentos, defende a tese de que todo conhecimento científico é socialmente construído, que o seu rigor tem os limites inultrapassáveis e que sua objetividade não implica a sua neutralidade.

Fonte: Governo RN

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA