InícioRIO GRANDE DO NORTESEAD auxiliou servidores no preenchimento da declaração do IR 2020

SEAD auxiliou servidores no preenchimento da declaração do IR 2020


.

Nas últimas semanas, uma dupla de contadores da Secretaria de Estado da Administração (Sead) ajudou, de forma gratuita e voluntária, dezenas de servidores públicos do Rio Grande do Norte a preencher corretamente a declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) de 2020. O serviço de orientação foi realizado online mediante um cadastro prévio e por meio de aplicativo de mensagens. Ao todo, 32 pessoas foram beneficiadas com a ação, iniciada há cerca de 20 dias.

A servidora do Detran, Ana Carla de Oliveira, foi uma das que aproveitou o serviço. Por causa da pandemia, ela conta que estava com dificuldades de encontrar um contator para orientá-la, dificultando o preenchimento e entrega da sua declaração. “Foi gratificante poder contar de maneira virtual com a assistência do contador da Sead, que foi super profissional e atencioso. Parabenizo  a iniciativa desse serviço, muito importante nesse momento que nos encontramos”, pontuou.

Os responsáveis pelo trabalho voluntário são os graduados em Ciências Contábeis Levy Ruan, especialista em Gestão Financeira e Controladoria, e Macielde Gomes, também bacharel em Ciências Econômicas e pós-graduado em Contabilidade em Gestão de Políticas Públicas. Ambos são pesquisadores da área de Contabilidade no Projeto de Pesquisa “Modernização da Gestão Administrativa e Inovação”, desenvolvido pela Sead, com a interveniência da Escola de Governo, em parceria com a Fundação de Apoio à Pesquisa do Rio Grande do Norte (Fapern).

As dúvidas que os contadores receberam foram diversas. Entre elas, como retirar o informe de rendimentos no site da Sead, dúvidas a respeito de classificação dos rendimentos e pagamentos efetuados no ano de 2019, dúvidas sobre dependentes, como declarar mais de um rendimento, devolução de erário, lançamento de dívidas com empréstimos e financiamentos, e conhecimento sobre a legislação.

Para Levy Ruan, apesar de pouca experiência profissional com imposto de renda, o trabalho foi gratificante, pois não só ajudou os servidores como também foi um aprendizado importante na sua formação. “Tive que aprender muitas coisas lendo a legislação, por exemplo. Mas, no final, acredito que o trabalho foi bem executado. As pessoas que conversaram com a gente agradeceram bastante pela ação nesse momento tão complicado”.

De acordo com Macielde Gomes, algumas pessoas que procuraram o serviço já tinham uma orientação e buscavam apenas uma confirmação do que lhes foi passado, entretanto aquelas que não tinham nenhum direcionamento foram as que mais se beneficiaram com a ação. “Conseguimos ajudar muitas pessoas. Esse trabalho traz uma nova conotação do que é ser servidor público: ajudar e servir uma pessoa traz uma satisfação muito grande. O trabalho voluntário é uma forma de vivenciar o serviço público na sua essência”, destacou.

IRPF 2020

O prazo para apresentação da Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física, inicialmente previsto para 30 de abril, foi alterado para 30 de junho por conta da pandemia de Covid-19. De acordo com a Instrução Normativa RFB nº 1924, de 19 de fevereiro de 2020, é obrigado a declarar, entre outros critérios, os contribuintes que receberam rendimentos tributáveis (salário, aposentadoria, aluguéis, por exemplo) em 2019, cuja soma foi superior a R$ 28.559,70.

Para servidores, aposentados e pensionistas da administração direta e indireta, incluídos na folha de pagamento do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, o comprovante de rendimentos do ano-calendário 2019, necessário para a declaração do IRPF 2020, encontra-se disponível no site da Sead, na aba Serviços > Imposto de Renda 2020.

Fonte: Governo RN

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA