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Ondas do rádio: Educação de Jovens e Adultos presente nos lares de Caicó


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Com amplo alcance e linguagem acessível, o rádio pode ser utilizado como uma ferramenta estratégica para a educação. Diante do atual período de isolamento social – medida preventiva contra a Covid-19 – profissionais da Educação de Jovens e Adultos (EJA) enxergaram, nesse clássico meio de comunicação, uma ferramenta para difusão do ensino e vêm desenvolvendo o “EJA em Ação”, programa de rádio voltado à continuidade da trajetória escolar dos educandos.

Transmitido de segunda à sexta-feira pela Rádio Rural FM 102,7, localizada em Caicó e parceira da iniciativa, o EJA em Ação trata-se de um programa que tem por objetivo possibilitar, no atual período de isolamento social, a difusão de conteúdos didáticos educativos voltados aos estudantes da EJA, além de oportunizar a aprendizagem de temas programáticos.

Desenvolvido por assessores pedagógicos da 10ª Diretoria Regional de Educação e Cultura (Direc), unidade gestora da Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (SEEC), o programa está no ar desde abril e conta com uma grade de programação diversificada, na qual cada dia da semana corresponde a um tema diferente dos conhecimentos científicos.

Além disso, o programa tem duração de 50 minutos, das 18h50 às 19h40, e também pode ser acompanhado pelas redes sociais.

Desenvolvimento

Idealizado e coordenado pela assessora pedagógica Fabíola Dantas (responsável pela EJA na 10ª Direc), o programa baseia-se nos preceitos da Educomunicação, e inspira-se na atuação Movimento de Educação e Base (MEB), que dispunha de escolas radiofônicas organizadas no nordeste brasileiro na década 1960.

“Conhecendo o perfil do estudante da EJA o que inclui suas condições sociais e econômicas, acreditamos que o rádio é o meio mais adequado para incluir nossos estudantes nessa alternativa educacional se não todos, mas sua grande maioria”, explica a gestora da 10ª Direc, Suenyra Nóbrega. 

Além disso, a estrutura dos conteúdos fundamenta-se nos princípios de liberdade e solidariedade humana – ideais de educação defendidos pelo pensador Paulo Freire, patrono da educação brasileira. “O programa se pauta nos princípios freirianos. Portanto, o coletivo escolhe um tema gerador que balizará os subtemas dos programas por um período de tempo. Nosso objetivo é envolver todos os atores nesse processo: professores, estudantes, profissionais da educação, famílias e quem mais se dispor a colaborar”, finaliza a gestora.

Para a subcoordenadora de Educação de Jovens e Adultos (SEUJA/SEEC), Liz Araújo, o desenvolvimento de aulas radiofônicas, seguindo o modelo inclusivo do MEB, trata-se de um exemplo de “resistência e solidariedade”, uma vez que possibilita o acesso à educação por meio de uma educação popular.

“Neste momento em que precisamos ficar isolados socialmente, com certeza é no atendimento a esse público [EJA] que vão estar os maiores desafios. Não podia vir de outro lugar uma iniciativa dessa, já que foi em Caicó onde o MEB desenvolveu experiência singular de educação popular, através da Rádio Rural para o processo de alfabetização com os trabalhadores rurais da região do Seridó”, relembra a subcoordenadora, que atuou no MEB como supervisora pedagógica.

O EJA em Ação é planejado e executado por uma equipe composta por assessores e coordenadores pedagógicos da 10ª Direc, bem como com assessores de comunicação. Além dessa diretoria regional, e da Rádio Rural, também participam da inciativa Fundação Educacional Santana e a SUEJA/SEEC.

Planejamento Curricular

O EJA em Ação, realizado pelo rádio, é apenas uma das diversas iniciativas que estão acontecendo na rede estadual de educação para dar continuidade à aprendizagem. A metodologia une ferramentas digitais com atividades impressas e tem sua aplicação orientada pelo documento Normas para Reorganização do Planejamento Curricular, elaborado pela Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer que, de maneira propositiva, guia as escolas na elaboração de planos de atividades não-presenciais.

Fonte: Governo RN

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